Categories: Acre Destaque 7 Editorial Notícias Política

Devolvida ao chão

Por
Roberto Vaz

A presidente afastada Dilma Rousseff tem direito a morar no Palácio da Alvorada enquanto o Senado julga o processo de impeachment. Além disso, ela segue recebendo o salário mensal de 30,9 mil reais, mas o parecer técnico produzido pelo governo interino estabelece que ela tenha à disposição cinco veículos terrestres, onze seguranças e uma ambulância.


Não é pouca mordomia pra quem mergulhou um país inteiro – até então a sexta economia do mundo – em recessão; que elevou o desemprego a uma taxa de 11%; que deixou um déficit de 170 bilhões de reais no orçamento público.


Dilma vai bem, obrigado. Enquanto isso, o povo pena com a inflação. E torce pra que no mês que vem as coisas, se não melhorarem, ao menos não fiquem piores.


Mas dona Dilma quer mais. Deseja poder viajar o país inteiro em um avião da Força Aérea Brasileira, com tudo pago pelo contribuinte que ela empobreceu. E por isso chiou quando Michel Temer estabeleceu como regra que ela possa se deslocar apenas de Brasília a Porto Alegre (onde tem parentes) a bordo da aeronave da FAB.


Pobre Dilma! Não terá mais a regalia de visitar as capitais brasileiras, os rincões do interior, os pequenos municípios onde pretendia repisar a cantilena de que é a pessoa mais injustiçada deste país.


Em discurso nessa sexta-feira, 3, em Porto Alegre, a presidente afastada disse que a decisão do governo interino é “um escândalo”. E chamou de “grave” o fato de não poder viajar, à custa do cidadão brasileiro, até o Pará, o Rio de Janeiro, o Ceará.


Dilma lembrou que não pode pegar avião de carreira por não ser uma pessoa qualquer. Lula também não se acha um cidadão ordinário, e até lembrou, em 2009, que Sarney tampouco poderia ser tratado como gente comum.


Em 2015, enquanto ainda estava no poder, a presidente custava para os brasileiros o dobro que a Rainha Elizabeth II para os britânicos. Um acinte!


Mas apesar da pose de agora, do ultraje, dos protestos, da chorumela, Dilma Rousseff precisa ir se acostumando. Ela é cada vez mais uma pessoa comum, com problemas comuns – já que o processo de impeachment que corre no Senado lhe aponta o caminho da rua. E falta muito pouco para o Brasil se livrar de uma vez por todas de uma presidente que nos atrasou em uma década.


Temer pode até falhar na missão de consertar o estrago feito pelo governo do PT. Mas um enorme favor já nos terá feito: o de devolver ao chão quem já se acostumara à ideia de que havia nascido pra voar.


 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024