A novela Escrava Mãe estreia nesta terça-feira (31), às 19h30, na Record, com elenco estrelado por nomes como Gabriela Moreyra, Pedro Carvalho, Thais Fersoza Fernando Pavão, Milena Toscano, Nayara Justino, Zezé Motta, entre outros. A trama, com autoria de Gustavo Reiz e direção geral de Ivan Zettel, foi toda gravada no Polo Cinematográfico de Paulínia, no interior de São Paulo, e inaugura a nova faixa horária de teledramaturgia da emissora. Confira a seguir sete curiosidades que você precisa saber para assistir à Escrava Mãe!
Quem é a mãe da Escrava Isaura?
A novela de época conta a história da escrava Juliana (Gabriela Moreyra), mãe da personagem de um romance bastante conhecido do público: A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, cuja trama central conta a história de uma escrava de pele branca perseguida pelo senhor Leôncio. O drama da nova novela da Record narra romances, vilanias, luta de escravos, até chegar ao nascimento de Isaura.
Como tudo começou?
A história central de Escrava Mãe tem início em 1789, em Angola, na África, um dos maiores abastecedores de escravos para o mercado brasileiro de plantação de cana-de-açúcar. O casal Kamau (Marcelo Batista) e Luena (Nayara Justino) é trazido para o país em um navio negreiro como mercadoria para os senhores de engenho. Os dois conseguem fugir ao desembarcar em solo brasileiro e vivem em uma comunidade, sempre com medo de serem capturados.
O drama no nascimento de Juliana:
Luena descobre que está grávida, vítima de um estupro que sofrera durante a travessia e morre ao dar à luz. Porém, o bebê é entregue para Sapião (Sidney Santiago), que foge do local enquanto o marido de Luena está sendo capturado por um capitão do mato. Ele é acolhido na fazenda açucareira Engenho do Sol e o bebê ganha o nome de Juliana. Apesar do tema pesado, a novela não vai contar com tantas cenas de violência.
Muito romance para a família brasileira:
Por ter a pele mais clara, Juliana vai ser criada na Casa Grande e não na Senzala. Ela vai crescer ao lado de Teresa (Roberta Gualda) e de Maria Isabel (Thais Fersoza), filhas do coronel Custódio (Antônio Petrin) e dona Beatrice Avelar (Bete Coelho). Ao completar 18 anos, Juliana conhece a verdade sobre seu passado, revelado por Tia Joaquina. Logo em seguida, ela se apaixona por Miguel (Pedro Carvalho), rapaz nascido em Portugal, bem educado e de família tradicional, que vem ao país para vingar a morte de seus pais.
Muitas intrigas e perseguição:
Como Juliana é uma escrava, nem tudo são flores em sua vida. Maria Isabel, a filha do coronel Custódio, nunca se conforma com o tratamento diferenciado recebido por ela e faz de tudo para prejudiar Juliana. Além disso, Maria Isabel também se interessa por Miguel. A perseguição passa a ser maior e até chibatadas na escrava ela passa a dar. Como se não bastasse todo o sofrimento vindo por parte da sinhá, a mocinha passa a enfrentar o assédio do Comendador Almeida (Fernando Pavão). Ele é casado com Teresa, mas se apaixona por Juliana e comete as maiores atrocidades para conseguir conquistá-la.
Humor também está presente:
Também não faltarão cenas para o público se divertir. Dona Urraca (Jussara Freire) é uma dama da sociedade, moralista, que provoca as maiores brigas com supostas prostituas, que trabalham em uma taverna. A líder delas é Rosalinda (Luiza Tomé) e as duas vão protagonizar grandes barracos, com direito a comidas sendo arremessadas no rosto uma da outra.
A história do Brasil retratada em uma novela:
Escrava Mãe contou com um grande trabalho de pesquisa sobre a vida dos escravos na época Colonial do Brasil. O folhetim conta a história de homens e mulheres que escreveram a história do nosso país e contribuíram para a construção do Brasil. Ao retratar tal época, a novela mostra a herança cultural que temos — tais como música, comida, jogos, dança —, além de narrar o anseio de liberdade de um lado, contra a dominação e a exploração do outro lado. Escrava Mãe, além de entreter e emocionar, vai mostrar assuntos relacionados à construção do país e vai contar a história de amor entre Juliana e Miguel, os pais de Isaura.
Leia também:
Gabriela Moreyra, protagonista de Escrava Mãe, desabafa: “Já passei por situação de preconceito”
Milena Toscano, de Escrava Mãe, fala sobre machismo: “É um absurdo mulheres ainda ganharem menos”
Pedro Carvalho, ator português de Escrava Mãe, está apaixonado pelo Brasil: “As pessoas são lindas”
Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser
Descubra o que vai rolar no capítulo de esrtreia de Escrava Mãe:
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…
O Santa Cruz já está pronto para o amistoso contra o Flamengo Sub-20, que marca…
O time sub-20 do Flamengo e o Santa Cruz do Acre, que fazem jogo de…