Cerca de cinco mil fiéis saíram pelas ruas do centro de Rio Branco na noite desta quinta-feira, 26, na procissão de Corpus Christi, importante data do calendário cristão. A procissão teve concentração inicial na catedral Nossa Senhora de Nazaré após uma missa de celebração pelo corpo de Cristo.
A multidão cristã caminhou pelas ruas Floriano Peixoto e Marechal Deodoro e avenidas Epaminondas Jácome e Getúlio Vargas fazendo o retorno à catedral.
O reitor da catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Massimo Lombardi, conduziu a hóstia consagrada, que representa Cristo, num carro aberto. Conduzidos pelo líder espiritual e por um grupo de louvor, os cristãos rezaram e louvaram a Deus proferindo frases de gratidão e intercessão pelas famílias.
Corpus Christi movimentou igreja nesta quinta
A movimentação na diocese e nas paróquias começou cedo por conta do Corpus Christi. Pela manhã houve uma missa de celebração na catedral Nossa Senhora de Nazaré, depois os cristãos montaram o tradicional tapete de Corpus Christi nos acessos à catedral, no centro de Rio Branco.
Nos tapetes foram feitos desenhos de símbolos cristãos que lembram acontecimentos importantes como a Santa Ceia.
“São as ruas sendo preparadas para a passagem da hóstia consagrada”, disse o padre Jairo Coelho, do setor de comunicação da catedral.
À tarde outra missa antecedeu a procissão.
Corpus Christi significa corpo de Cristo e celebra a Eucaristia na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes.
A festa convida os cristãos católicos a meditar sobre o valor e importância da Eucaristia, um dos sete sacramentos, instituído na última ceia