Categories: Notícias

Após espera de três horas, bebê morre antes do parto na Maternidade Bárbara Heliodora

Published by
João Renato Jácome

Um bebê morreu na Maternidade Bárbara Heliodora, antes do parto, após uma grávida esperar por três horas numa das cadeiras da unidade de saúde. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, e foi denunciado pela irmã da gestante, que está internada na maternidade, sob observação médica. Outros três bebês também teriam morrido entre a noite de quarta e manhã desta quinta-feira.



Itala Karleane, irmã do bebê, conta que a gestante chegou à unidade por volta das 5h30, mas, já com dores, precisou ir ao banheiro e perdeu a ordem de chamada. Ao questionar, foi informada que precisaria esperar ao menos mais três horas, já que duas presidiárias e uma grávida que estava na observação seriam atendidas naquele momento.


“A minha irmã disse que ela estava com muita dor e ela só ficava andando de uma lado para o outro. Quando ela chegou na sala de parto, o médico já disse que estava dilatada dois centímetros. Já teve o parto e o bebê nasceu morte. Eu não sei se fizeram ultrassom. Ela teve o parto 9h20. Já nasceu morto”, conta a jovem.


Itala afirma que achou estranho o procedimento de mandar que a grávida esperasse mesmo que já estivesse em trabalho de parto. Ela disse que não teve acesso ao prontuário médico porque apenas a Direção da unidade poderia autorizar a emissão de uma cópia.


“Eu estou aqui esperando a Gerência da Maternidade. Eu quero saber tudo o que aconteceu aqui. A gente já falou com a assistente social. Eu vou questionar à Direção sobre os procedimentos que tiveram aqui”, completa a irmã da grávida.


*ATUALIZAÇÃO, às 15h40:* A Secretaria de Saúde informou que antes de se manifestar sobre as mortes, vai averiguar as denúncias uma a uma e apurar os fatos. Preliminarmente, a pasta esclareceu que duas grávidas são do interior e já chegaram à unidade com “morte fetal”, ou seja, com o bebê morto. Uma delas, indígena, chegou à Capital de barco, após uma viagem de 48 horas. Um terceiro caso está, ainda, tendo as informações levantadas.


Share
Published by
João Renato Jácome

Recent Posts

Polícia Federal destrói ponte de acesso à terra indígena no Pará

A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI)…

27/04/2024

Criciúma atropela o Vasco e recebe aplausos em São Januário

O Criciúma parecia o Manchester City jogando contra um time da Segundona Inglesa, em São…

27/04/2024

Gracyanne Barbosa publica vídeo em pole dance com música de Belo

Gracyanne Barbosa, 40, voltou ao pole dance na tarde deste sábado. Ela publicou uma sequência…

27/04/2024

Alan Rick propõe Auxílio Desastre Rural para agricultores familiares

O Senador Alan Rick (União-AC) apresentou o Projeto de Lei 982/2024, que visa instituir o…

27/04/2024

Pela 3º vez consecutiva, Recol Motors Yamaha ganha troféu de performance

A concessionária Recol Motors Yamaha, em Rio Branco, foi reconhecida pela terceira vez consecutiva como…

27/04/2024

2° edição da Churrascada Atacale tem degustação de carnes e disputa emocionante

O Atacale, com o patrocínio do Grupo GP7 e o frigorífico Frigonosso, realizou neste sábado…

27/04/2024