Categories: Destaque 7 Editorial Notícias Política

Pra inglês ver

Published by
Da redação ac24horas

Conselho editorial


O anúncio do presidente estadual do PT, Ermício Sena, de que os parlamentares do partido assinarão a proposta, de iniciativa do deputado Gelen Diniz (PP), que acaba com a pensão de ex-governadores veio com uma ressalva: a de que o corte no benefício não valerá retroativamente.


Em outras palavras, Jorge Viana, Binho Marques e Sebastião Viana, só para lembrarmos os petistas, continuarão com a mamata intacta no bolso do paletó. Mas o que poderia justificar, por exemplo, que o senador Jorge Viana, regiamente remunerado pelo Senado Federal, tenha uma aposentadoria de ex-governador?


Extinta no governo de Orleir Cameli, que foi moralmente linchado pelos companheiros até o último dia do seu mandato, a excrescência da pensão acabou ressuscitada por Jorge Viana. Para um Estado pobre como o Acre é no mínimo imoral que uma dúzia de pessoas receba o benefício sem que haja justifica plausível para isso.


O pagamento já foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou ação desfavorável ao ex-governador Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul – outro petista que gosta de viver pendurado nas tetas estatais.


Em 2006, o então governador de MS instituiu a imoralidade, como o fez Jorge Viana antes de encerrar o primeiro mandato no governo do Acre. Em janeiro de 2007, a OAB entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, para suspender o pagamento da aposentadoria ao petista sul-mato-grossense. Alegava se tratar de “retribuição pecuniária a título gratuito, como se fosse uma espécie de aposentadoria de graça”. Em setembro de 2007 o STF cassou a aposentadoria vitalícia de Zeca do PT, por 10 votos a 1.


A anuência dos petistas a um projeto que tenta sanar a imoralidade por eles próprios implantada é uma tentativa de ficar bem com a opinião pública neste momento de grande desgaste da sigla. Mas vai ficar difícil explicar por que os companheiros Jorge, Binho e Sebastião estarão a salvo da estocada.


Suportar a demagogia dessa gente é pior do que sabê-los sôfregos por benesses pagas pelo contribuinte.


Outro exemplo da bazófia insuportável é ouvir do senador Jorge Viana a defesa da diminuição do número de parlamentares federais para fins de contenção de despesas. Ninguém teve a pachorra de lhe perguntar, quando da apresentação da proposta, por que, então, ele não devolve o que recebeu até agora como aposentado do Estado.


Quem se der ao trabalho de olhar a declaração de bens se Jorge, Binho e Sebastião, feitas ao Tribunal Regional Eleitoral, vai entender por que é mãos do que imoral que eles recebam pensão vitalícia.


Nós, eleitores, votamos nos políticos pra que eles trabalhem pelo povo – e não pra passarmos o resto da vida trabalhando em benefício deles.


 


 


 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024