Categories: Notícias Rolante

Supremo da Venezuela proíbe manifestações na área do Conselho Nacional Eleitoral

Published by
Agência Brasil
[elementor-template id="1541731"]

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela proibiu hoje (21) a realização de manifestações nas proximidades do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), três dias depois de manifestantes terem rompido uma barreira policial e tentado avançar até a sede do órgão.


A proibição consta de sentença publicada na página do STJ na internet, que determina à Guarda Nacional (Polícia Militar) e à Polícia Nacional da Venezuela que “adotem as medidas de segurança necessárias para proteger permanentemente as sedes do CNE e arredores, em nível nacional”.


As medidas, segundo o texto, têm como objetivo “impedir atos não autorizados, marchas, protestos, concentrações não permitidas e manifestações violentas, convocadas pelas organizações políticas e civis, que possam limitar o acesso dos trabalhadores e perturbar o normal funcionamento das sedes do CNE”.

Anúncios


O STJ “apela às autoridades municipais para que, no quadro das competências relacionadas com a concessão de permissões, cumpram os requisitos legais a fim de evitar concentrações violentas”. Também apela ao Poder Executivo para que avalie, em conformidade com a lei, “a declaração de zonas de segurança dos espaços adjacentes às sedes do Poder Eleitoral”.


A decisão do STJ foi tomada após um pedido dos funcionários do CNE que disseram ter sido expostos a situações de risco que ameaçavam sua integridade física. Os funcionários alegaram que não podiam considerar pacífica uma manifestação feita sem a permissão das autoridades competentes.


Segundo os trabalhadores do CNE, foi “fato notório que a Mesa de Unidade Democrática (aliança opositora) convocou concentrações para as proximidades do CNE, para exigir àquele organismo o cumprimento dos prazos para a realização de um referendo revogatório” do mandato do presidente Nicolás Maduro.


Os trabalhadores do CNE consideram que a insistência dos porta-vozes da oposição em marchar até as sedes do Poder Eleitoral leva a “supor que a finalidade dessas mobilizações não é pacífica”.


No dia 18 deste mês, manifestantes da oposição venezuelana ultrapassaram as barreiras policiais em Caracas, a capital, e tentaram dirigir-se ao Conselho Nacional Eleitoral para exigir o avanço do processo de verificação das assinaturas para o referendo revogatório do mandato de Maduro.


A ação ocorreu um dia depois de o presidente acusar a oposição de pretender “impor o estado de exceção e de emergência econômica” em Caracas.


Depois de os manifestantes terem ultrapassado o cordão policial, elementos das forças de segurança reprimiram a manifestação com granadas de gás lacrimogêneo.


Share
Published by
Agência Brasil

Recent Posts

Líder é superado, show de Cássio e Laion firme no G-4; veja a tabela do Brasileirão

A 20ª rodada do Brasileirão-2024 começou neste sábado (27). Foram cinco partidas, com duas delas…

27/07/2024

Fortaleza aproveita vacilo do São Paulo e liquida jogo em primeiro ataque

O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (27),…

27/07/2024

Cruzeiro desfila fora de casa e Botafogo pode ver rival assumir liderança

O Cruzeiro passeou no Estádio Nilton Santos, venceu por 3 a 0 e encerrou a…

27/07/2024

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024