Menu

PEC que isenta imóveis para igrejas avança na Câmara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O projeto que quer mudar a Constituição para ampliar o benefício da isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) aos templos religiosos avançou mais uma etapa na Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Nesta sexta-feira (20), o texto recebeu parecer favorável do relator na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), João Campos (PRB-GO), coordenador da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional.

Anúncio

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pretende a isentar do pagamento do IPTU também os imóveis alugados para servirem como templos religiosos. O projeto chegou à CCJ da Câmara, após ter sido aprovado pelo Senado em março.

A Constituição Federal já garante imunidade tributária aos templos de qualquer religião. Mas a interpretação predominante é de que o benefício se aplica apenas a prédios próprios. O objetivo do benefício é garantir a liberdade religiosa.

“Entender em contrário autorizaria conceber que apenas as entidades religiosas capazes de adquirir prédios necessários à realização de suas liturgias seriam beneficiárias da garantia constitucional, o que importaria em inversão ilógica de valores e afronta ao princípio da igualdade preconizado no artigo 5º. da Lei Maior [a Constituição Federal]”, escreve Campos em seu parecer.

Se aprovado pela CCJ, a Câmara criará uma comissão especial para analisar o projeto, o que deve acelerar sua tramitação. Normalmente, os projetos têm que passar por mais de uma comissão. Se aprovado na comissão, o texto segue para o plenário, onde é preciso o voto de três quintos da Câmara (308 deputados) para sua aprovação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.