Menu

Acre anuncia fim da rota de imigração

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 20, na Casa Civil, o governador do Acre, Sebastião Viana, anunciou o fim da rota de imigração para o Brasil que tinha como porta de entrada a fronteira acreana com o Peru.
De 2010 até este ano, mais de 43 mil pessoas de 15 países, a maioria haitianos, entraram no Brasil pelo Acre, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos.

b1ea9156-3148-49c3-8c3b-d867d9b93055

Anúncio

Viana destacou que a maioria dos imigrantes saiu do Acre com destino ao sul do país e que agora eles estão escolhendo como destino o Chile.

Ele também reforçou que graças a parcerias do Estado do Acre com a Casa Civil, o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Saúde foi possível resolver a questão dos imigrantes de forma humanitária.
“30% foram para São Paulo e outros 70 ou mais para o sul do Brasil. A imigração parou de acontecer por aqui, mas tá tendo agora uma migração reversa. Estão vindo de lá (Haiti) e estão indo para o Chile não para o Haiti. Quero agradecer e deixar essa informação da missão cumprida. Não perdemos o controle da situação e vencemos porque acreditamos que o gesto humanitário era mais importante do que uma função defensiva e de escusa por parte do governo”, salientou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.