Categories: Cotidiano Notícias

Cadeias produtivas do Acre serão expostas em encontro do CIAM

Por
Da redação ac24horas

A associação das políticas ambientais do estado do Acre e o incentivo às cadeias produtivas sustentáveis, considerando a redução das emissões de carbono para atmosfera, demonstram um cenário onde é possível produzir e desenvolver com segurança ambiental e climática valorizando o patrimônio florestal e social. Um exemplo é a redução, em 2015, de 10% do desmatamento ilegal no estado, e o incremento dos seus produtos no mercado, como o peixe, a castanha, o Látex e outros.


Esse modelo de produção pioneira será apresentado no “3° Encontro de Trabalho entre Secretários e Técnicos dos governos membros do Conselho Inter-regional Amazônico (CIAM)”, realizado no período de 18 a 20 de maio, nos municípios de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia.


No primeiro e último dia do evento, os secretários e técnicos de Ucayali e Madre de Deus, estados peruanos que constituem o CIAM, farão visitas de campo acompanhados por técnicos do governo do Acre, no município de Xapuri, onde irão conhecer a experiência da Fábrica NATEX. Em Brasiléia, a empresa de Avicultura “Acreaves”, a empresa de criação de porcos “Don Porquito” e o complexo industrial de Castanha da Cooperacre. Já em Rio Branco, visitarão a Peixes da Amazônia S/A, o complexo de processamento de polpa de frutas e produtos não madeireiros da Cooperacre, o Viveiro florestal e Biofábrica, e a fazenda Modelo.


Na manhã de quinta-feira (19), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), os membros do CIAM se reúnem com representantes do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), da FIEAC, e da ONG Earth Innovation Institute (EII), sigla em português – Instituto de Inovação da Terra, onde serão abordadas as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável do Estado, bem como sua experiência jurisdicional na Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), as perspectivas de mercado entre os países em questão, e outros.


O evento é organizado pelo EII, Governo do Estado do Acre – via IMC e CDSA, e CIAM, no âmbito da Força Tarefa dos Governadores (GCF), que fornece a base para a cooperação entre os países membros, como o Brasil e o Peru, em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. Conta ainda com o apoio da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad).


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 1
  • Notícias

Embates entre Bocalom, Marcus, Jarude e Jenilson marcam debate da TV Gazeta

No terceiro debate das eleições municipais de 2024, realizado pela TV Gazeta/Rede Record, os candidatos…

28/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Cruzeiro do Sul celebra 120 Anos com desfile Cívico-Militar e Feira do Empreendedor

Com um desfile-cívico com 70 instituições,Cruzeiro do Sul celebrou seus 120 anos de fundação no…

28/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Botafogo tem gol anulado, empata com Grêmio, e vê Palmeiras colar na ponta

Em um jogo com muitas chances, o Botafogo teve um gol anulado, pressionou no fim,…

28/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Mulheres tentam acessar presídio com drogas escondidas em fraldas

A Polícia Penal prendeu em flagrante, neste sábado (28), duas mulheres que tentavam acessar o…

28/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus, Bocalom, Jenilson e Jarude falam de importância estratégica no debate da TV Gazeta

Na chegada para o debate da TV Gazeta, os candidatos a prefeito de Rio Branco…

28/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 40 milhões; confira as dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2780 da Mega-Sena. O que aconteceu:…

28/09/2024