Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cadeias produtivas do Acre serão expostas em encontro do CIAM

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A associação das políticas ambientais do estado do Acre e o incentivo às cadeias produtivas sustentáveis, considerando a redução das emissões de carbono para atmosfera, demonstram um cenário onde é possível produzir e desenvolver com segurança ambiental e climática valorizando o patrimônio florestal e social. Um exemplo é a redução, em 2015, de 10% do desmatamento ilegal no estado, e o incremento dos seus produtos no mercado, como o peixe, a castanha, o Látex e outros.


Esse modelo de produção pioneira será apresentado no “3° Encontro de Trabalho entre Secretários e Técnicos dos governos membros do Conselho Inter-regional Amazônico (CIAM)”, realizado no período de 18 a 20 de maio, nos municípios de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia.


No primeiro e último dia do evento, os secretários e técnicos de Ucayali e Madre de Deus, estados peruanos que constituem o CIAM, farão visitas de campo acompanhados por técnicos do governo do Acre, no município de Xapuri, onde irão conhecer a experiência da Fábrica NATEX. Em Brasiléia, a empresa de Avicultura “Acreaves”, a empresa de criação de porcos “Don Porquito” e o complexo industrial de Castanha da Cooperacre. Já em Rio Branco, visitarão a Peixes da Amazônia S/A, o complexo de processamento de polpa de frutas e produtos não madeireiros da Cooperacre, o Viveiro florestal e Biofábrica, e a fazenda Modelo.

Anúncio


Na manhã de quinta-feira (19), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), os membros do CIAM se reúnem com representantes do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), da FIEAC, e da ONG Earth Innovation Institute (EII), sigla em português – Instituto de Inovação da Terra, onde serão abordadas as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável do Estado, bem como sua experiência jurisdicional na Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), as perspectivas de mercado entre os países em questão, e outros.


O evento é organizado pelo EII, Governo do Estado do Acre – via IMC e CDSA, e CIAM, no âmbito da Força Tarefa dos Governadores (GCF), que fornece a base para a cooperação entre os países membros, como o Brasil e o Peru, em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. Conta ainda com o apoio da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido