Categories: Notícias Rolante

Meirelles: projeto que dá autonomia ao BC é avanço em relação a acordo verbal

Por
Da redação ac24horas

O governo vai enviar ao Congresso Nacional um projeto de emenda à Constituição para garantir autonomia operacional ao Banco Central (BC), informou hoje (17) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.


Acrescentou que a garantia da Constituição é uma “avanço” em relação ao acordo verbal de autonomia como ocorre atualmente. O ministro acrescentou que, nos oito anos que esteve à frente do BC, esse acordo verbal foi cumprido.


O ministro da Fazenda explicou que a autonomia para tomar decisões não se confunde com independência, por meio da adoção de mandatos para a diretoria do BC. “O que vai ser definido formalmente, isso é mais importante do que parece, é a autonomia técnica. No momento, não há definição de mandato que seria o caso de uma independência formal do Banco Central, o que é uma questão que será sempre objeto de discussão”, disse Meirelles.


Para ele, a decisão de dar independência ao BC não pode ser tomada de “afogadilho” porque precisa de análise profunda e um acordo político com a sociedade de maior abrangência.


No último dia 13, o governo interino informou que pretende enviar um projeto ao Congresso Nacional retirando o status de ministro do presidente do BC, mas mantendo o foro privilegiado para toda diretoria do banco e autonomia da instituição.


Banco Central

O economista Ilan Goldfajn foi indicado para a presidência do Banco Central. Ele terá que ser sabatinado e ter o nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país.


Meirelles disse que o governo remeterá ao Congresso Nacional Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retirar o status de ministério do Banco Central, que terá autonomia técnica e de decisão. O ministro disse que o BC irá desempenhar o seu papel na execução da política monetária e cambial.


Conheça a nova equipe econômica anunciada hoje por Meirelles

Secretaria de Previdência

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda será ocupada por Marcelo Caetano, que já trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ele irá tocar a reforma da Previdência que, no prazo de 30 dias, deverá ser enviada ao Congresso Nacional. Caetano é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Secretaria de Acompanhamento Econômico

Mansueto Facundo de Almeida Júnior será o novo secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. É formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge, nos Estados Unidos, mas não defendeu a tese. É funcionário licenciado do Banco Central.


“A ideia é que o Mansueto vai focar a sua atividade na Secretaria de Acompanhamento Econômico principalmente nas despesas públicas, na qualidade e eficiência das despesas públicas. Vamos fazer um diagnóstico preciso e correto e tomar medidas que sejam não só eficazes, mas definitivas”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.


Secretaria de Política Econômica

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda será ocupada por Carlos Hamilton e Jorge Rachid foi mantido na Secretaria da Receita Federal. Meirelles disse que Rachid “é um profissional de alta qualidade e de grande respeito”.


Otávio Ladeira ficará na Secretaria do Tesouro Nacional


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Inmet faz alerta de temporal para 11 cidades do Acre neste domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia -INMET,emitiu um alerta de perigo potencial para temporais válido até…

29/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Acre tem domingo com tempo quente e possibilidade de chuvas passageiras

A previsão de tempo para este domingo (28) é de tempo quente, com sol, nuvens…

29/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Marcus Alexandre terá agenda marcada por reuniões neste domingo

O candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB) terá uma agenda cheia neste domingo, 29 de…

29/09/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Travessia/Sindicarnes: Bocalom tem 43%, Marcus 38%; Jenilson e Jarude estão empatados com 5%

O Instituto Travessia Estratégia e Marketing, contratado pelo Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros…

29/09/2024
  • Destaque 2

“Apadrinhados” são estratégicos na demonstração de força para 2026

“Apadrinhados” são estratégicos na demonstração de força para 2026 Candidatos a vereador na Capital com…

29/09/2024
  • Destaque 3
  • Notícias

Voo de retorno da Azul para o Estado terá dois acreanos como pilotos

A Azul Linhas Aéreas, que lidera o número de voos e destinos no Brasil, voltará…

29/09/2024