Menu

Médico vai embora e UPA do 2º Distrito passa a noite sem pediatra, denunciam usuários

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A noite de domingo e madrugada desta segunda-feira, 16, foi de muito tumulto nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento do 2º Distrito, em Rio Branco. Sem médicos pediatras, os clínicos gerais estariam se recusando a atender as crianças que chegavam à unidade. Um dos profissionais, segundo denuncia uma mãe, teria saído do plantão e não mais retornado.


“Eu cheguei aqui umas 20h, e já tinha gente esperando o médico. Não demorou nem quinze minutos para a enfermeira avisar que a gente não ia ser atendido pelos médicos. O plantonista tinha ido embora. A gente fica com cara de besta, sem puder fazer nada. Eu fui questionar e disseram para eu chamar a imprensa e mostrar a situação, se eu quisesse”, conta Antonio Adelaide.

Publicidade

Segundo o secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, muitos casos de atenção primária podem ser resolvidos durante o dia nas unidades saúde dos bairros da Capital. Além disso, ele afirmou que as três UPAs disponíveis em Rio Branco são suficientes para a garantia de todos os atendimentos e que elas estão preparadas para receber a população.


“Diante dessas reclamações, eu vou, pessoalmente, pedir que sejam averiguadas essas faltas e vou pedir também as escalas dos profissionais que estavam nas unidades. Certamente vamos esclarecer essa situação brevemente. Por hora não posso fazer um pré-julgamento sobre os atendimentos”, diz.


Para o pedreiro Maciel Gomes, de 37 anos, a situação já se tornou um “verdadeiro descaso com as crianças”. O trabalhador sugere que “se não há pediatras, que aumentem os salários, que façam alguma coisa para contratar novos médicos, porque os que estão dando plantão não se preocupam. Veja só esse daqui, deixou tudo e foi embora pela noite, na hora do trabalho. Quem fiscaliza isso?”, diz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido