Menu

Vereadores mantêm veto a projeto de Lei que acabava com cobrança em estacionamento privado

?
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 

Em sessão nesta terça-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco mantiveram o veto ao projeto de lei nº 19/2015, de autoria do vereador Fernando Martins (PCdoB), que dispõe sobre a cobrança de taxa de estacionamento privado no município de Rio Branco.

Anúncio

O projeto caminhava pela casa há mais ou menos um ano, foi aprovado em sessão anterior pelos parlamentares, porém, vetado pelo prefeito Marcus Viana (PT) e hoje, por mais de uma hora, foi discutido se o veto seria ou não derrubado. Por 6 a 4, os parlamentares mantiveram o veto.

O projeto tratava sobre a cobrança abusiva dos estacionamentos do Via Verde Shopping, do Hospital Santa Juliana, Pronto-Clínica, Santa Casa e da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). O autor pedia que no shopping, os clientes que consumissem mais de R$ 50 em produtos fossem isentos da taxa de estacionamento, que os hospitais cobrassem o mesmo valor da Zona Azul e que a faculdade isentassem os acadêmicos das taxas de estacionamento pelo fato de, mensalmente, eles já pagarem mais de R$ 1 mil em cursos, xerox’s e lanches no interior da unidade.

“Quero deixar a população ciente de que eu tentei ajudar. Ficamos debatendo uma hora para a derrubada do veto, mas vou continuar tentando, principalmente em hospitais que recebem verbas federais para manutenção e cobram taxas abusivas de estacionamentos. A população deve acordar e saber de seus direitos. Há muitas coisas que existem já no próprio Código do Consumidor. Na Uninorte estão articulando que o estacionamento pode também ser privatizado”, disse o autor do projeto, Fernando Martins.

O líder do prefeito na Câmara, Gabriel Forneck (PT), argumento que o projeto esquece outros locais e citou como exemplo a taxa de estacionamentos nos bancos e também na OCA. O vereador, que votou pela manutenção do veto, ainda frisou sobre as questões dos hospitais que, para ele, a melhor maneira seria entrar com ação judicial pelo fato de essas unidades receberem dinheiro público.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.