Menu

Sindicato faz ‘blitz’ e denúncia falta de médicos em hospitais públicos de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O sindicato dos médicos (Sindmed-AC) fez uma espécie de blitz neste final de semana e denunciou falta de profissionais nos principais hospitais públicos de Rio Branco. A primeira reclamação ocorreu no Hospital de Urgência e Emergência, onde, segundo o Sindmed, havia apenas um anestesista de plantão durante todo o domingo.

“Um claro flagrante e descaso com a saúde pública da população” diz o comunicado enviado à redação do ac24horas.

Anúncio

Em outra nota, o sindicato denunciou que apenas uma médica estava de plantão na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Segundo Distrito. De acordo o documento, a profissional já havia trabalhado por 24 horas e não apresentava “condições físicas para continuar no plantão”. Ainda de acordo a instituição, não existia outro médico para substituí-la. “Falta profissionais” acrescentou.

Para a representação dos médicos no Acre falta competência da secretaria de saúde em não escalar médicos para os ambulatórios, fato que, segundo o Sindmed foi assumido pelo secretário Gemil Salim de Abreu Júnior. “O sindicato tem o dever de fiscalizar as condições de trabalho, estrutura e abusos contra o empregado” diz o documento.

A cisma antiga entre a categoria e o governo do estado tem como principal foco a contratação de médicos aprovados em concurso público.

O OUTRO LADO:

A Direção-Geral do Huerb informou, nesta segunda-feira, 09, que não procede a informação do Sindmed, sobre a ausência de profissionais. No domingo, disse a Gerência do hospital, dois médicos estavam realizando os atendimentos ambulatoriais. Além disso, o hospital destacou que todos os médicos que faltam ao serviço tem o ponto cortado e que uma equipe de profissionais fiscaliza, diariamente, os médicos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.