Menu

Categorias C, D e E são convocados para comparecerem ao Detran

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o deferimento da liminar para a suspensão do exame toxicológico no estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) orienta os motoristas que desejem mudança ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E a procurarem as unidades de atendimento do órgão em todo o estado, para a realização do serviço.


Na última semana, a liminar solicitada pela Procuradoria Jurídica do Detran, foi concedida pela Justiça Federal de Brasília.  De acordo com o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo, o sistema para obtenção destes serviços já está disponível ao cidadão que necessitar do atendimento no órgão.

Anúncio


“Recomendamos que esses motoristas procurem as unidades do  departamento, na capital ou interior para a obtenção do serviço, a fim de evitarem futuros transtornos”, informou.


Entenda o caso: Desde o dia 2 de março deste ano, está em vigor a exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina a realização de exame toxicológico para detectar o consumo de substâncias psicoativas no sangue de qualquer pessoa que queira habilitar-se, renovar ou realizar mudança para as categorias C, D e E.


No Brasil, apenas seis laboratórios estão credenciados junto ao Denatran, todos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o faz com que o custo do exame chegue a R$ 600 e o resultado demore mais de 30 dias.


Por compreender que a exigência gera ônus excessivo aos condutores, além de não ter eficácia comprovada na redução de acidentes, o Detran pediu na Justiça o fim da obrigatoriedade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido