Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sesacre não repassa remédio para hepatite e homem tem tratamento interrompido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre, cujo nome será mantido em sigilo, denunciou que aguarda há quase 30 dias pela distribuição de um medicamento para o controle da hepatite C. O medicamento é distribuído gratuitamente pelo Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Excepcionais/Alto Custo (Creme) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que fica em Rio Branco (AC).


f648bf3b-4b5e-4e40-8faa-bc0e7322cb10

Sesacre não repassa remédio para hepatite e homem tem tratamento interrompido

A Sesacre confirmou a falta do medicamento, mas afirmou que uma nova remessa deve ser distribuída em até 15 dias. “O CREME informa que o Tenofovi é um medicamento ministerial, isso significa dizer que o Ministério da Saúde faz o envio dele para os Estados. Contudo, houve um atraso nesse envio para o Acre e o MS informou ao CREME que o lote deve chegar em 15 dias”, disse a Nota encaminhada ao ac24horas.


O paciente fez um desabafo e diz que teme ter o quadro de saúde piorado com o que ele considera uma “falta de atenção” do poder público. “A gente fica precisando dias de um remédio e o governo aqui acho que não faz nenhuma ligação para o Ministério. Eu sou pequeno diante disso, mas um secretário é bem maior, tem poder de pedir pelo menos. Tô com medo de ficar pior, e meu tratamento ser prejudicado”, relata o homem.

Anúncio


Ainda segundo o usuário do SUS, “o pessoal do CREME não sabe nunca de nada, e ainda trata a gente mal se ficarmos indo lá muito. Me disseram ontem que eu já ficasse preparado porque não tem nem previsão de chegar o medicamento. Me disseram lá foi para procurar a imprensa, o Ministério Público, mas não ia adiantar de nada, eu só ia perder meu tempo mesmo. Isso é um absurdo”, completa.


EFICÁCIA
Originalmente indicado para o tratamento da Aids, o antirretroviral se mostrou efetivo na supressão do vírus da hepatite B em pacientes com HIV desde seus testes clínicos. O medicamento age melhorando as funções hepáticas e diminui a carga de vírus da hepatite B.


A hepatite pode ser causada por um vírus, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou medicamentos. Causa a inflamação do fígado e, muitas vezes, pode ser fatal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido