O Laboratório de Biologia Molecular Charles Merieux foi inaugurado no final da tarde terça-feira, 19, durante solenidade no Hospital das Clínicas, com a presença do governador do Acre, Sebastião Viana, e representantes da Fundação Merieux, responsável pela construção da unidade.
No laboratório serão realizados exames como de hepatite delta, que eram realizados fora do Estado.
A estrutura com os equipamentos de alta tecnologia possibilitarão o desenvolvimento de pesquisas sobre a tuberculose, hepatites e para a formação na área de diagnóstico molecular.
“Isso vai permitir a pesquisa para descoberta de novas formas para combater o vírus das hepatites que afetam milhões de brasileiros. É um grande passo na história da saúde pública da Amazônia”, disse o governador Sebastião Viana.
O presidente da fundação, Alain Mérieux, destacou a implantação do laboratório no Acre “para colaboração do diagnóstico nas hepatites”.
Os investimentos são de dois milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões). Todos os equipamentos foram importados da França.
A Fundação Mérieux
De origem francesa, fundada em 1967, a Fundação Mérieux é uma fundação familiar independente, presidida por Alain Mérieux e reconhecida de utilidade pública. Sua missão é contribuir para a saúde global, através do reforço das capacidades locais nos países em desenvolvimento para reduzir o impacto das doenças infecciosas nas populações vulneráveis.