Menu

Pesquisar
Close this search box.

Campanha para captar possíveis doadores de medula óssea será realizado em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Será realizada neste sábado, 16, a primeira Campanha para captar possíveis doadores de medula óssea na capital acreana. O cadastramento e coleta de amostra de sangue será realizado no Salão Cultural da Faculdade Faao, das 14h às 18h.


Na oportunidade, será ministrada uma palestra com o coordenador do Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO) e diretor do Núcleo de Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Linderberg Oliveira. A palestra está prevista para ocorrer às 15h.


Para se cadastrar, o voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e preencher uma ficha com os dados pessoais e autorizar a retirada de uma amostra de 5 a 10 ml de sangue.

Anúncio


Taina Lima, uma das voluntárias e idealizadoras da campanha, explica que voluntários estarão realizando o serviço de acolhimento, a fim de tirar dúvidas quanto aos procedimentos e, concordando, podem efetuar o cadastro e, em seguida, proceder com a coleta de 5 ml de sangue. Ela explica que todo o procedimento leva de 10 a 15 minutos e pode salvar a vida de milhares de crianças e adultos acometidos de câncer.


Posteriormente, as amostras de sangue serão enviadas para análise do HLA, que investigará a compatibilidade de DNA entre doador e receptor. Os dados serão disponibilizados no banco de dados nacional do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).


A Campanha é realizada por voluntários que abraçaram a causa no Acre e conta também com ajuda de parceiros, como, por exemplo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), que estará procedendo com a coleta de sangue.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido