Categories: Cotidiano Notícias

Adolescente com doença de chagas retorna sem risco para o interior

Por
Jairo Carioca

A pequena Francisca Adrielly, de 12 anos, que há um mês estava em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança, em Rio Branco, com suspeita de doença de chagas, foi encaminhada na última quarta-feira (13) para sua cidade, o município de Rodrigues Alves, na região do Juruá, fora de perigo. Ela aguardava pelo retorno através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


O pai da menina, Hernandes Costa, viveu um drama ao perder o filho, Francisco Costa e sua nora, Celiana Silva que supostamente adquiriram a doença após consumir açaí, na zona rural do município. O que era apenas suspeita foi confirmado através de diagnóstico da Secretaria de Saúde divulgado no último dia 11.


Hernandes acompanhou o tratamento da filha, Francisca Adrielly que veio para Rio Branco com os sintomas da doença. A adolescente ficou com uma lesão no coração por causa da doença.


O Consumo de Açai na região – Os casos levantaram um outra polêmica com relação ao consumo de açaí mal higienizado nos municípios do Juruá. O setor responsável pelo controle da doença de chagas e leishmaniose no Acre confirmou a suspeita de transmissão da doença através do consumo do açaí.


Estudo realizado no Brasil comprovou recentemente o que evidências epidemiológicas já indicavam: que a polpa de açaí mal higienizado pode ser veículo para a transmissão da doença de Chagas.


O açaí é o fruto de uma palmeira da Família Aracaceae, típico do Brasil e principalmente da região amazônica. Além de ser bastante apreciado pela população, recentemente pesquisadores descobriram que ele pode abrigar, mesmo quando congelado, o protozoárioTrypanosoma cruzi responsável pelo mal de Chagas e servir de veículo para a doença.


A suspeita existia desde 2006 e foi recentemente confirmada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Mesmo com a polêmica envolvendo produtores e vendedores, nem o governo do Estado e nem a prefeitura de Cruzeiro do Sul e os municípios vizinhos anunciaram medidas de controle da venda do produto.


Share
Por
Jairo Carioca

Últimas Notícias

  • Acre

Mercale espalha amor e esperança com a entrega de presentes para crianças carentes

O Mercale, com seu compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, deu início…

23/12/2024
  • Acre

Homem é ferido com facada no peito durante bebedeira

Marielson Rodrigues da Silva, de 55 anos, foi ferido com uma facada no peito, em…

23/12/2024
  • Notícias
  • Televisão

Gusttavo Lima deve receber alta de hospital nas próximas 48 horas

O cantor Gusttavo Lima deve ter alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo,…

23/12/2024
  • Televisão

Vídeo: no SBT, menino agradece à Globo e revolta Patrícia Abravanel

Um garoto que participou do quadro Portinha da Esperança surpreendeu Patricia Abravanel nesse domingo (22/12)…

23/12/2024
  • Notícias
  • Televisão

Vídeo: Matuê destrói camarim após show em estádio e causa polêmica

O rapper Matuê virou assunto nas redes sociais após um vídeo em que aparece quebrando…

23/12/2024
  • Extra Total

Presos acreanos que fugiram de presídio em Mossoró são transferidos para Catanduvas, no Paraná

Os detentos acreanos Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, de 33 anos, e Rogério da…

23/12/2024