Menu

A eleição de Rio Branco passa pelo impeachment de Dilma em Brasília

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PMDB não tem entrado na defesa do candidato único para a prefeitura de Rio Branco no momento, mas ninguém se engane, pois, tudo não passa de uma estratégia do seu presidente Flaviano Melo (PMDB). É ardiloso. Joga com a possibilidade de Dilma cair no próximo domingo, Michel Temer (PMDB) assumir a presidência, o que fortaleceria a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB, e tornaria inevitável os demais partidos da oposição lhe hipotecarem apoio. Flaviano é um jogador da política. Sabe também que se a Dilma não for apeada, a sua candidata ficará isolada na disputa da prefeitura de Rio Branco. São as cartas do PMDB que estarão na mesa até domingo. Até lá nenhuma carta será movida na oposição.


Trabalhando pela queda
O deputado federal Wherles Rocha (PSDB) foi ao presidente do SOLIDARIEDADE, Paulinho da Força, a quem mostrou uma foto do ex-deputado federal Junior Betão (SOLIDARIEDADE), com o Marcus Alexandre e com o Tião Viana, como prova de aliança do partido com o PT, no Acre.


Contra tudo e contra todos
Mesmo contra o PT, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), irá disputar a reeleição.


Proibição no regimento
Rocha ouviu do deputado federal Paulinho da Força (SOLIDARIEDADE), que comanda o movimento pelo impeachment da Dilma, que “aliança com o PT é proibida no Regimento Interno” e que após domingo, ordenará que o SOLIDARIEDADE se junte à oposição.


Domingo é o “Dia D”
Após o resultado de domingo, caia ou não caia a presidente Dilma, muda tudo na política nacional e com reflexos naturais no Acre. Por isso não se pode fazer qualquer previsão até lá.


Nada que justifique
Por mais que chovam explicações sobre o fechamento dos Postos Policiais da Vila do V e Vila Campinas vão convencer os moradores, que ficarão desprotegidos. É bom para os bandidos.


Lugares de muita violência
E ainda porque Campinas e a Vila do V são duas comunidades atingidas pela violência.


PP entra na disputa
O PP vai para a eleição para a prefeitura de Capixaba com José Augusto (PP), que na eleição passada já se mostrou muito competitivo, e agora com a vantagem do desgaste do prefeito Vareda (PR), que não conseguiu deslanchar a sua pífia administração.


Falta-lhe gestão
O prefeito Vareda (PR) foi honesto na condução da prefeitura de Capixaba. Não se discute. Mas não foi um bom administrador. Tem que ser honesto e também ser um gestor de realizações, o que não é o caso do Vareda, que apenas cumpriu o tempo de mandato.


Não se limpa pela metade
O país só começaria a iniciar o caminho pela sua recuperação caso a presidente Dilma perdesse o mandato, mas que junto fosse também o vice-presidente Michel Temer.


Um é continuidade do outro
Michel Temer (PMDB) foi até ontem parceiro da desastrada presidente Dilma, que levou o Brasil ao descrédito internacional, à recessão, por isso não deve ser visto como uma salvação.


Virando uma brincadeira
Virou uma brincadeira este puxa-encolhe com os taxistas de Brasiléia que fazem fretes para Rio Branco, que são obrigados a deixar os passageiros na Gameleira e nem mais um centímetro adiante. A deputada Leila Galvão (PT) vai cobrar uma posição do prefeito Marcus Alexandre.


Está todo mundo reclamando
Fui parado por vários comerciantes com protestos à nova forma de cobrança do ICMS, que além de ser pago na entrada das mercadorias, antes da venda, não aceitam parcelamento. O assunto virou tema de debates ontem na Aleac, com o deputado Antonio Pedro (DEM).


Tomou gosto
O deputado Josa da Farmácia (PTN) tomou gosto pela candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul, mesmo não sendo o preferido dos petistas do município, que terão que lhe engolir, e se firmou como candidato oficial da FPA. Ao PT caberá apenas indicar o seu vice.


Nenhum passo
O ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) diz que nenhum movimento será tomado na escolha do candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Marcus Alexandre até o julgamento do impeachment. Para o comunista, que também luta para manter o espaço da vice, até domingo nada anda.


Uma luta pessoal
Um importante dirigente do PMDB me ligou ontem para dizer que, a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) chegou a um patamar no partido de unanimidade e por isso será mantida. “Foi uma luta pessoal para chegar aonde chegou”, justificou a fonte na sua defesa.


Placar quase zerado
A grande imprensa tem publicado o placar do impeachment e mudando a cada momento. Com o número se aproximando do total de votos para a cassação da presidente Dilma, o perigo para a presidente é o “efeito manada”, em que os indecisos acompanham a maioria.


Os números avançam
Pelo placar do ESTADÃO na parte da tarde de ontem já havia a confirmação de 326 votos a favor do impeachment e com 62 deputados indecisos. Precisam de 342 para a cassação da Dilma. Hoje, este número poderá já ter aumentado, porque tudo está sendo muito volátil.


Candidatura reafirmada
Quem esteve ontem pela Assembléia Legislativa foi o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM), se dizendo candidato a prefeito de Rio Branco e na defesa da candidatura única na oposição.


Ninguém sabe o que pode acontecer
Há também um componente que ninguém pode prever: o que acontecerá na “Lava-Jato” até o próximo domingo. A cada minuto, a cada hora que passa, tudo se torna mais emocionante.


Entrou em parafuso
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR), até que no início do ano manteve equilibrada a sua administração, com obras, mas tudo indica que não conseguiu fazer o enfrentamento da crise econômica e está tudo parado no município. E acoplado a um desgaste gigante.


Ao meu caro zorro (Gemil Junior)
O secretário de Saúde, Gemil Junior, que costuma vestir uma fantasia que é um misto de Batman-Robin e Zorro para dar palestras motivacionais aos servidores, poderia mandar devolver a ambulância de Xapuri. Minha caixa de e-mail lotou com pedidos.


Político equilibrado
Nem tudo é negativo na política. Como em qualquer categoria existem bons e maus políticos. Só que na política tem mais tranqueira que gente séria. Um político sério da nova safra petista é o deputado Ney Amorim, elogiado até pela oposição na condução da Aleac.


Duas frentes
A oposição está dividida em duas frentes na disputa da prefeitura de Rio Branco. DEM-PSDB-PR-PEN-PSC-PRTB-PMN-PSD formam um lado. Do outro, o PMDB sem aliados. É o quadro atual.


Não existe no dicionário
No dicionário da oposição não existe a palavra “humildade” todo mundo quer ser cacique, e cada um achando que deve tomar o norte que bem entender. Não aprenderam nem depois de tantas surras nas urnas para os candidatos do PT. Igual mulher de malandro, apanhando e pedindo mais.


Independente da queda
Não pense a oposição que com o impeachment da presidente Dilma a candidatura do prefeito Marcus Alexandre é boi indo para o matadouro, independente de tudo entra na disputa muito forte. Com Temer presidente terá mais dificuldades na eleição, mas não o menosprezem.


Candidatos a vereador de Rio Branco
Helder Paiva (PSB), Geraldo (PSOL), Lene Petecão (PSD), Marcelo Jucá (PSDC), Raimundo Fernandes (PMDB), Dr. Jferson (PRB), Evandro Cordeiro (PSC), Cachorrão (PHS), Rose Costa (PT), Walter Prado (PR), Pastora Sandra (PDT), são alguns dos candidatos a vereador da Capital.


Trombando contra a cúpula
O deputado Jonas Lima (PT) vai para a trombada com a cúpula petista, que quer como candidato a prefeito de Porto Acre, o ex-deputado Bené Damasceno (PROS), como único nome da FPA. É um dos articuladores e um dos maiores defensores da candidatura do ex-prefeito Zé Maria (PT), em que pese ter feito uma desastrada administração. Jonas articulou-se e conseguiu maioria dentro do diretório municipal do PT de Porto Acre, o que deixa seu candidato como irremovível dentro das regras partidárias. Mas, o principal adversário o deputado Jonas Lima (PT), dificilmente, conseguira derrotar: a rejeição popular ao Zé Maria.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.