Até o próximo domingo, dia 17, o principal assunto em todo o Brasil será o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Com a decisão da Comissão da Câmara Federal, que admitiu o prosseguimento do processo, a votação agora vai para o plenário da Casa, provavelmente no próximo final de semana. Se 242 deputados federais votarem a favor do impeachment o processo será encaminhado ao Senado. Por sua vez, se a minoria simples dos senadores admitirem a abertura do processo a presidente Dilma terá que se afastar do cargo por 180 dias do Governo. O vice Michel Temer (PMDB) então assumirá enquanto a defesa da presidente se prepara para o julgamento final do Congresso Nacional.
Mas e no Acre? O que os políticos pensam sobre o impeachment? O ac24horas ouviu os 24 deputados estaduais da ALEAC. Acompanhe quem é a favor e quem é contra o impeachment da presidente Dilma na Casa Legislativa Acreana. As opiniões ficaram divididas num empate entre os dois lados.
Nicolau Júnior (PP) – Sim
Daniel Zen (PT) – Não
Nelson Sales (PV) – Sim
Gehlen Diniz (PP) – Sim
Jonas Lima (PT) – Não
Manoel Moraes (PSB) – Não
Jenilson Leite (PC do B) – Não
Luiz Gonzaga (PSDB) – Sim
Maria Antônia (PROS) – Não
Ney Amorim (PT) – Não
Doutora Juliana (PRB) – Não
Lourival Marques Filho (PT) – Não
Chagas Romão (PMDB) – Sim
Eliane Sinhasique (PMDB) – Sim
André da Drogavale (PRB) – Não
Antônio Pedro (DEM) – Sim
Jesus Sérgio (PDT) – Sim
Leila Galvão (PT) – Não
Jairo Carvalho (PSD) – Sim
Raimundinho da Saúde (PTN) – Não
Joza da Farmácia (PTN) – Não
Heitor Júnior (PDT) – Sim
Wendy Lima (PP) – Sim
Éber Machado (PSDC) – Sim
Bancadas políticas do Acre divergem dos diretórios nacionais
Alguns comentários sobre esse placar. A maioria dos deputados federais do PRB votarão a favor do impeachment. Mas os dois estaduais acreanos são contra, Doutora Juliana e André da Drogavale. O PSB nacional fechou questão a favor do impeachment, mas o deputado Manoel Moraes também é contra. Por outro lado, o PDT nacional está contra o impeachment, enquanto seus dois representantes na ALEAC, Heitor Jr e Jesus Sérgio, são a favor.
Como o Governo acreano do PT tem a maioria dos deputados estaduais na sua base o resultado é surpreendente. Alguns parlamentares que apoiam o Governo do PT no Acre estão contra Dilma no plano nacional.