O Ministério da Saúde (MS) ratificou, nesta segunda-feira, 11, que o Acre se mantém em situação de epidemia de Dengue. Além dele, outros sete departamentos também apresentam mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Em todo o país, os casos cresceram ao menos 45%. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O assunto é destaque na edição desta terça-feira, 12, no jornal Folha de São Paulo. A contabilidade do número de caos abrange os dados anotados entre janeiro e março. Há um avanço de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando havia 337.738 casos notificados.
O aumento ocorre em 20 Estados e no Distrito Federal. Destes, nove já apresentam incidência de dengue no patamar de uma epidemia – a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que isso ocorre quando há mais de 300 casos de dengue a cada 100 mil habitantes.
Seguem sob epidemia os seguintes estados: Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.