Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cruzeiro do Sul tem 26 casos confirmados de toxoplasmose, diz saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Saúde constatou 26 casos de toxoplasmose registrados e confirmados, na cidade de Cruzeiro do Sul. A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. As taxas de infecção são maiores em lugares com clima quente e úmido e em altitudes menores.


O mais preocupante é o que o medicamento, que custa R$55 a caixa, e serve para dois dias, está em falta na rede pública de saúde. Segundo a Coordenação Municipal da Saúde da Mulher, a falta se dá por problemas no processo de licitação.


O parasita da toxoplasmose pode ser transmitido a humanos através dos alimentos. Pessoas podem ser infectadas ao comer carne contaminada não cozinhada, ingestão acidental de carne crua contaminada depois de manuseá-la e não lavar as mãos cuidadosamente ou comer alimento contaminado por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada.

Anúncios


Fabiana de Oliveira Souza, de 31 anos,está diagnosticada com a doença e grávida do terceiro filho. Com quase sete meses de gestação, ainda precisará tomar mais de 25 caixas.


Geralmente, a toxoplasmose é uma doença que passa desapercebida. Em alguns casos, porém, em pessoas consideradas saudáveis, podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como dor de cabeça, coriza, dor no corpo, febre, fadiga e dor de garganta.


Já em pacientes com o sistema imunológico debilitado, podem surgir sintomas específicos, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e, em alguns casos, até mesmo infecções respiratórias, como pneumonia e tuberculose.


A toxoplasmose é uma doença assintomática na maioria das pessoas, mas gera consequências graves como cegueira, convulsões e até a morte. (Com informações do Juruá Online)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido