Luciano Tavares/ac24horas
De Sena Madureira/AC
O corpo do frei Paolino Baldassari chegou por volta das 16h deste sábado à cidade de Sena Madureira, a 140 km da capital Rio Branco, e foi recepcionado pela população com aplausos, choro e cartazes de homenagem.
Pelas ruas da cidade, até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, a população deu o último adeus ao frei. O corpo de padre Paolino foi conduzido pelas principais vias da cidade em um carro do Corpo de Bombeiro com a bandeira de Sena Madureira em cima de seu caixão.
Dezenas de carros e motos seguiram a viatura, enquanto centenas de pessoas se juntavam ao longo do percurso para aplaudir a passagem do frei. O governador Sebastião Viana acompanhado de seus seguranças em seu carro oficial participou da carreata do começou ao fim.
Na chegada do corpo à igreja, na avenida Avelino Chaves, mais aplausos e lágrimas dos fieis, admiradores de Paolino Baldassari.
O governador Sebastião Viana e o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, ajudaram a levar o caixão até o lugar da cerimônia fúnebre, no interior do templo de Nossa Senhora.
Na abertura do ato solene, o padre Zezinho Rosas, líder da igreja católica em Sena Madureira, rezou o Pai-Nosso. Após a oração ele proferiu discurso resumido sobre o legado de padre Paolino Baldassari, destacando que o frei entra para a história de Sena Madureira por sua trajetória missionária, seus ensinamentos, exemplo e trato com o semelhante.
“Um homem que nos deixa um exemplo de fé, de caridade, de dedicação”.
“Uma história marcante e muito especial, do frei Paolino. Uma vez eu perguntei a ele: como é ser um santo vivo no meio de nós? Ele me disse: Tião eu ainda tenho medo, por isso que eu ainda não sou um santo. Mas agora ele se santificou plenamente”, disse o governador Sebastião Viana, visivelmente emocionado enquanto falava.
Tanto dentro da igreja como fora, muita gente acompanha a cerimônia. Do lado de fora do templo foram colocadas várias tendas e cadeiras, além de uma TV, por onde as pessoas podem acompanhar as missas.
O sepultamento acontece na segunda-feira, 11, logo após a Missa de Corpo Presente, que será celebrada pelo bispo Dom Joaquin Pertinez. Paolino Baldassari será sepultado em uma capela atrás da igreja de Nossa Senhora.
Este slideshow necessita de JavaScript.
LEIA MAIS
>> Ao saber de morte, papa envia mensagem sobre padre Paolino
>> Sebastião Viana durante missa de corpo presente de Baldassari
>> Catedral Nossa Senhora de Nazaré fica lotada durante missa
>> Capela com túmulo de Paolino começa a ser construída
>> Escolas suspenderam aulas após anuncio da morte de Padre Paolino
>> Aos 90 anos, Padre Paolino Baldassari morre na UTI do Huerb