Categories: Destaque 4 Notícias

Casamento Coletivo será realizado no Alto Juruá em abril

Published by
Da redação ac24horas

Começa no próximo dia 19 a fase de inscrições para habilitação às duas edições do Casamento Coletivo do Projeto Cidadão que acontecerão nos dias 21 e 24 deste mês de abril, respectivamente, nas Comunidades Belfort e Novo Horizonte (Reserva Extrativista Alto Juruá), situadas no município de Marechal Thaumaturgo, distante 557 quilômetros da Capital.


As duas cerimônias nupciais que serão realizadas pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão, conta com a parceria do SOS Amazônia. Segundo o calendário preparativo para os dois casamentos, os atendimentos aos casais serão realizados nos dias 19 e 20 de abril, para a cerimônia da Comunidade Belfort, e 22 e 23 do mesmo mês, para a cerimônia da Comunidade Novo Horizonte. Ao todo, serão disponibilizadas 120 habilitações, sendo 60 para cada comunidade.


Os interessados em participar da ação devem procurar a equipe do Projeto Cidadão, que estará nas duas comunidades, nas datas acima informadas, munidos dos documentos exigidos.


No caso dos solteiros, é necessário levar certidão de nascimento original, cópia do RG e CPF, não sendo permitida a apresentação alternativa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já os divorciados deverão levar também a certidão do casamento anterior com averbação do divórcio. Os viúvos, por sua vez, deverão apresentar ainda a certidão de óbito do cônjuge falecido, além do inventário de bens.


Projeto Cidadão – O Projeto Cidadão é uma iniciativa do Tribunal de Justiça Acreano e teve, em princípio, o objetivo primordial de garantir a emissão gratuita de documentação à população de baixa renda, de forma rápida e desburocratizada. Ele surgiu da preocupação em reverter um dado fornecido pelo IBGE, cujas estatísticas mostravam que, em 1995, ano de sua criação, aproximadamente 68% dos habitantes do Estado não possuíam nenhum tipo de registro legal.


De lá para cá, essa demanda reprimida foi sanada, o Projeto foi ampliado e incorporou outras ações, garantindo o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente, segurança e o tradicional Casamento Coletivo.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o governo…

27/05/2024

Faccionados agridem homem que pintava casa no Segundo Distrito

Oséias da Silva Fernandes, de 43 anos, foi agredido a golpes de ripa no início…

27/05/2024

Homem é esfaqueado ao tentar usar droga em Rio Branco

Um homem identificado apenas pelo apelido de "Xoló" foi ferido a golpes de faca na…

27/05/2024

Reajuste de 5,08% para servidores acreanos poderá ser adiado, diz secretário

O Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, previsto para ser concedido a mais de 53,7…

27/05/2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e aquece construção civil

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para…

27/05/2024

Com emenda de Alan Rick, Marinha recebe moto aquática para ações no Acre

Nesta segunda-feira, 27, na Gameleira, a Marinha do Brasil recebeu uma moto aquática e uma…

27/05/2024