Menu

Prefeito Vagner Sales lança primeiro edital de incentivo à cultura de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

CULTURA_02

A prefeitura de Cruzeiro do Sul lançou passa a integrar um grupo seleto de menos de 5% dos municípios brasileiros que cumpriram todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Cultura e lançou seu primeiro edital de incentivo à cultura. O evento aconteceu na noite de terça-feira (5), na sede da Associação Comercial. O prefeito Vagner Sales (PMDB) atendeu ao apelo das pessoas que movimentam a cultura do município.

Anúncio

Representantes de grupos e entidades culturais participaram do evento que muito consideram histórico e coroamento de uma luta que foi protagonizada pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, o professor Aldemir Maciel. “Foram oito longos anos de sucessivas idas e vindas a Rio Branco e Brasília, leis, decretos e, finalmente, vemos nosso êxito coroado com o lançamento deste edital”, destaca.

Segundo Maciel, “só quem faz cultura no nosso município e amargou as dificuldades de conseguir apoio para realizar seus eventos, sabe o que isso representa. A prefeitura está fazendo uma liberação de 70 mil reais dos próprios recursos para dar início a este trabalho de financiamento dos projetos culturais, num valor máximo de 5 mil reais por pessoa ou instituição”, destacou.

O Secretário de Cultura, professor Zequinha Lima afirmou que esse foi um trabalho construído a muitas mãos: desde o professor Ivo Galvão e Neto Vitalino que responderam pela cultura até este momento em que a Secretaria estabelece um marco cultural para a cidade deixando um legado a todos que trabalham pela cultura em Cruzeiro do Sul.

CULTURA_03
“Eu estou apenas há oito meses a frente da secretaria e esse processo acontece há oito anos. Tudo que nós fizemos foi dar continuidade e atuar junto ao Prefeito para que todos os procedimentos finais fossem cumpridos e nós, finalmente, pudéssemos estar aqui, lançando o nosso primeiro Edital de Cultura. Temos realizado um trabalho em conjunto com as categorias, com o Conselho que representa os artistas e a própria sociedade. Com esse edital, seguramente nós teremos até dezembro, pelo menos, dois ou três projetos mensalmente sendo desenvolvidos no nosso município”, afirmou o secretário.

O prefeito Vagner Sales afirmou que esse é um momento histórico para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a própria comunidade. Ele destaca que a Prefeitura, apesar da crise financeira que passa o país, já está disponibilizando para este ano, 70 mil dos próprios recursos, para garantir o financiamento dos projetos.

“Nós hoje temos uma Secretaria atuante que conseguiu aglutinar toda a gama de fazedores de cultura em torno de um objetivo comum. Através do professor Zequinha Lima que deu um grande impulso e do próprio Presidente do Conselho Municipal é que nós temos hoje uma Secretaria credenciada junto ao Governo Federal para receber os recursos do Ministério da Cultura. É um avanço muito grande e isso só se deu graças ao carinho, incentivo e motivação de toda a equipe que abraçou a causa e hoje vê esse trabalho coroado de êxito”.

Ao final da solenidade o Prefeito anunciou que, tendo em vista o cumprimento dos prazos eleitorais, com o afastamento do titular da pasta da cultura, Zequinha Lima, que deverá concorrer a um cargo eletivo, o professor Aldemir Maciel, será empossado no cargo, fato que agradou a grande massa cultual presente na Associação Comercial.

 

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.