Menu

Carlos Beirute defende candidatura única da oposição em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Zerar tudo por uma candidatura única
O presidente do diretório municipal do PR, Carlos Beirute, defende uma solução para a unidade da oposição em torno de um nome para disputar a prefeitura de Rio Branco: “reunir todas as lideranças da oposição e fazer um pacto, pelo qual se zera a disputa, parte-se para rodadas de pesquisas, com o mais votado saindo para prefeito e o segundo com mais votos ficaria de vice, com o compromisso de um apoio unificado”. Beirute defende ainda que, as pesquisas não podem ser feitas por institutos regionais, mas por uma empresa de fora e os pesquisadores sem ligações com o Acre    . Entrar mais uma vez fracionada, com a história que todos se unem no segundo turno, é um caminho pelo qual a oposição trilhou diversas vezes e não deu certo, diz. Citou o exemplo do MDA, que uniu toda a oposição e ganhou a prefeitura da Capital. Esta é a proposta que deverá defender quando acontecer a reunião para discutir o assunto.


Cabe uma perguntinha
Nisso tudo, cabe uma perguntinha básica: o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que já vê a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) como “prefeita de Rio Branco” antes das urnas serem abertas terá a humildade de firmar um pacto, por uma candidatura única? Estou entre os que duvidam.


Este é o problema
A questão que domina a oposição acreana é que todo mundo quer ser líder e ninguém pensa numa política coletiva. E por isso é que vão levando uma surra atrás da outra nas eleições.


Não acredite em bajuladores
O prefeito Marcus Alexandre não acredite em quem, para lhe agradar, bate nos seus ombros e dizer estar tudo pacificado na questão da escolha do vice. Não aceite imposições! O céu nesta eleição municipal não é brigadeiro, mas está sujeito a chuvas e trovoadas. Se entrar num CB, já era!  Não são bons os comentários ouvidos sobre esta questão da vice, até no eleitor comum.


Bafejado pela sorte
O deputado Jairo Carvalho (PSD) está sendo pragmático ao prever que a oposição com três candidatos a prefeito de Senador Guiomard, o favorecido será o candidato do prefeito James Gomes, Jorge Catalan (PP), que tem a máquina da prefeitura a seu favor. Não tenho dúvida.


Zé Maria diz estar limpo para disputar prefeitura
O ex-prefeito Zé Maria (PT) esteve ontem na Aleac, ciceroneado pelo seu protetor, deputado Jonas Lima (PT). Negou à coluna que seja “ficha-suja” e se disse apto juridicamente para registrar a sua candidatura a prefeito de Porto Acre e disputar a eleição.


Apoio e retrospecto favorável
Zé Maria não vê problema na viabilização da sua candidatura, sob alegação de ter a maioria do diretório municipal do PT de Porto Acre. E quanto ao seu adversário Bené Damasceno (PROS), não teme: “já o derrotei duas vezes para prefeito”.


Apostando na unidade
O fato do grupo mais forte do PT, que tem o bem articulado Nepomuceno Carioca como um membro destacado, não lhe apoiar, Zé Maria considera normal as divergência internas no PT. “Quando a campanha começar, todos se juntarão no mesmo palanque”, vaticina.


Nada contra, mas cabe uma observação
Não conheço uma vírgula que desabone a conduta da professora Socorro Nery (PSB). É extremamente qualificada. Só que o jogo é político. Qual a sua base política? Qual sua militância na FPA? Até ontem não era candidata a prefeita pelo PSDB? Estão ficando doidos? No pior momento do PT querem espatifar e não juntar? São observações a serem feitas.


Por que não cuidar de Cruzeiro do Sul
O deputado federal César Messias (PSB), ao invés de tentar empurrar goela abaixo na Capital a Socorro Nery de vice, deveria estar cuidando da sua base eleitoral, em Cruzeiro do Sul, que se a eleição fosse hoje, o candidato a prefeito das FPA, emplacaria o rabagésimo (sic) lugar.


Cabide para vice-prefeito, por que não?
Como colunista político, eu não posso me omitir sobre o debate eleitoral. Não me interessa ser ou não agradável.  Para bater palmas tem a fila do gargarejo. Que o vice do Marcus Alexandre seja do PCdoB, PSB, a mim não afeta nada. Mas, se acham que já ganharam a eleição, que não precisam de uma unidade dentro da FPA, arrisco uma sugestão: Cabide para vice-prefeito.


Empáfia tomou conta
Acho que não vai dar em nada esta tentativa da oposição buscar uma candidatura única para a PMRB. E por causa do PMDB, que só admite unidade em torno da sua candidata à prefeita, deputada Eliane Sinhasique (PMDB). A empáfia, ao que indica fez pousada no PMDB.


Quebra da independência dos poderes
A Liminar do Ministro Marco Aurélio, obrigando a Câmara Federal a abrir processo de impeachment do vice-presidente Michel Temer, é uma doidice jurídica. O próprio STF já normatizou que a decisão é exclusiva da presidência da mesa diretora. Deverá ser derrubada  no plenário, mas foi grotesco. Na busca dos holofotes da imprensa vale tudo para aparecer.


Não voto, mas estou com a Marina
Não votei e nem votaria na ex-senadora Marina Silva para a presidência. Acho-a atrasada, contra o desenvolvimento. Mas endosso a sua proposta de que não só a presidente Dilma, mas também o vice-presidente Michel Temer têm que ser cassados pelo TSE. Ou não mudará nada.


Da pior espécie
Assim como a presidente Dilma, o vice Michel Temer está rodeado pelo que há de pior na espécie política. Renam Calheiros, Eduardo Cunha e companhia limitada. Tirar a Dilma para colocar o Temer e trocar o nada por coisa nenhuma. E como uma nota de 300 reais. Não vale nada.


Valentes de mordaça
Estava observando ontem dois dirigentes de partidos nanicos detonando altas figuras do PT, por tentarem colocar a ex-tucana Socorro Nery, recém filiada ao PSB, como vice do prefeito Marcus Alexandre. São os “valentes de mordaça”: nos bastidores falam pelos cotovelos, mas de público se calam.


Jonas, o nosso exorcista de plantão
O deputado Jonas Lima (PT), que é um evangélico ferrenho, foi buscar um argumento religioso para atacar ontem na Aleac, o vice-presidente Michel Temer: “ele integra uma corrente que defende o satanismo. O Temer é um satanista. Não pode ser presidente do Brasil”. Exorcismo nele, Jonas!


Reclamação no balde
Policiais reclamam que por conta da chamada “Audiência de Custódia”, grande parte dos que são presos são liberados quando chegam ao Juizado. Sem falar que, em quase todos os assaltos, sempre se encontra alguém que está em liberdade provisória nos roubos e assaltos na cidade.


Uma boa sugestão
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) deu ontem uma sugestão pragmática de que, ao invés de simplesmente liberar a maioria dos que são presos pelos policiais, os juízes apliquem ao menos penas alternativas para a impunidade não servir de incentivo.


Níveis alarmantes
O desemprego no país atingiu níveis de recessão econômica. Imagine no Acre, onde o maior empregador continua sendo o governo, sem indústrias, os comerciantes demitindo por causa na queda das vendas, como é que está este patamar.


É o grande empregador
No Acre, quem está se sobressaindo também como empregador é o mercado da droga, que é onde a juventude desempregada procura abrigo para ganhar um dinheiro perigoso, mas fácil.


Completamente enganado
Ouvi ontem de um político do PP de que o ex-prefeito Aldemir Lopes está enganado coma cor da chita, se pensa que com as suas manobras ardilosas, obrigará o candidato a prefeito de Brasiléia pelo PP, vereador Joelso Pontes, a renunciar para apoiar o candidato do PMDB.


Ramal mal conservado
Em alguns trechos entre Sena Madureira-Cruzeiro do Sul, a BR-364 lembra mais um ramal mal conservado. São estirões de lama e buracos. E com isso o frete fica mais caro e quem acaba sendo prejudicada é a população de Cruzeiro do Sul, com a alta dos preços.


Esperar o que?
Com a declaração da direção do DNIT de que se precisa de 1,3 bilhões de reais para arrumar a BR-364 e não há dinheiro em caixa, a tendência da rodovia é ainda piorar o tráfego.


Coluna aberta
A coluna está com o seu espaço ao dispor de quem for citado, para contestação de qualquer nota; aqui publicada, porque no BLOG do CRICA, não há lugar para censura oficial e nem política. Aliás, é um dos poucos espaços políticos da imprensa acreana que não aceita ficar no cabresto. Por isso, o grande número de leitores e sua longevidade.


Mais um protesto comunista na briga da vice
“Nenhum partido fora o PT tem consistência e militância o ano todo como o PCdoB. Vejo uns aí que só se organizam para montar chapa, fazer a disputa, depois fecham as portas. Será que o PT do Acre quer arriscar e medir se realmente os tempos são bons como antes? Onde botavam a mão no ombro de alguém e o cabra estava eleito? Acho que a disputa na Capital será a mais bruta da história, por isso me estranha esse pensamente sectário de alguns setores do PT, que acham que os principais aliados, vão para a campanha felizes e sorridentes com esta possível retirada do partido da composição (vice-prefeito). Márcio Batista (PCdoB) é leal, não ofusca o prefeito e tem um bom trabalho, fora a aguerrida militância”. Trecho da NOTA assinada pelo membro da Executiva Estadual do PCdoB, Francisco Panthio, enviada à coluna, em protesto contra as articulações para colocar a ex-tucana Socorro Nery (PSB), na vice da chapa do prefeito Marcus Alexandre.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.