Categories: Destaque Direita Flash Política Regional Notícias Política

Depois de desembarcar da FPA, PSDC comemora 21 anos e sonha se firmar como terceira via

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas


Depois de desembarcar da base de sustentação da administração petista no Acre há poucos mais de seis meses, o PSDC sonha ser protagonista e quebrar a polarização entre PT e PSDB que vem marcando as disputas eleitorais dos últimos 17 anos, se firmando como a terceira via no Estado. Este foi o tom dos discursos que marcaram a comemoração dos 21 anos do partido, em evento realizado no no último final de semana, no auditório do Hotel Best Western Gran Lumni, no centro de Rio Branco.


Os dirigentes da sigla que desde sua fundação no Estado permanecia na base de sustentação da administração comandada pelo PT – agora querem colocar um ponto final na política dos dois projetos de poder que vem dificultando a construção de uma terceira via e a formatação de chapas majoritários desvinculadas dos grupos denominados de situação e oposição. “Este é um partido jovem que deseja fazer uma política de inclusão da população nas decisões administrativas”, diz Eber Machado.


Segundo o parlamentar, “o dia 2 de abril é a data de aniversário do PSDC e o dia das pessoas que sonham com uma política independente, inclusiva e que não beneficie pequenos grupos e fomente projetos pessoais, mas que chegue às comunidades e promova avanços para este povo que tanto precisa. Este é o projeto do PSDC. Este é o momento de pensar e defender a liberdade, a justiça e a solidariedade para todos. O PSDC rompeu as algemas e quer marcar um novo tempo”, enfatiza Machado.


Lideranças dos 22 municípios do Acre estavam presentes no encontro que contou com a participação do vereador Marcelo Jucá, o presidente do partido, Gladson Menezes, militantes de movimentos sociais, sindicais, associações comunitárias, empresários, o defensor público Valdir Perazzo, e o primeiro suplente de senador e empresário Fernando Lage (DEM). “O PSDC é a continuidade do antigo (PDC) – Partido Democrata Cristão e foi fundado no dia 30 de março de 1995”, destaca Gladson Menezes.



“Liderados pelo deputado federal José Maria Eymael, os novos filiados do PSDC restauraram a Democracia Cristã no Brasil. Ao ser fundado, o PSDC incorporou os 50 anos PDC. Para enfatizar seu compromisso com a Justiça Social, o “S” foi acrescentado à antiga sigla. Em mais de duas décadas de atuação política em defesa dos direitos do povo e da democracia, o PSDC/AC está em movimento para filiar pessoas com interesse em transformar sua consciência política”, afirma Menezes.


Os dirigentes do PSDC ressaltam que o principal objetivo do PSDC é o foco visando o bem comum e a cobrança dos direitos dos cidadãos junto ao poder público. O encontro teve tom de comemoração e reflexão, com temas que os líderes consideram imprescindíveis para o ano eleitoral em pauta. Questões estratégicas como o futuro da sigla, política voltada para os jovens, mulheres e aproximação com movimentos sociais para formatar um projeto administrativo foram levantadas pelos dirigentes.


O deputado Eber Machado defendeu a democracia, destacando que o partido deve adotar como bandeira, tudo aquilo que for necessário para a melhoria das condições de vida da população e concluiu sua fala afirmando que não é impossível pensar o futuro sem ouvir as pessoas. O presidente da executiva municipal do PSDC, o advogado Jonatha Onofre, apresentou um vídeo com várias imagens da trajetória de luta e das conquistas políticas e sociais do partido em nível nacional e local.


O presidente da executiva estadual, Gladson Menezes, fechou os discursos enfatizando os novos desafios do partido na capital e nos municípios do interior do Acre. Para Menezes, o PSDC está preparado para trilhar o caminho que decidiu seguir, após o rompimento com a Frente Popular do Acre. “Vamos superar os desafios com muita dedicação, trabalho e disposição para continuar este sonho de fazer do PSDC, um partido que vai conseguir fazer a política com a participação de todos”, finaliza.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024