Categories: Destaque Direita 01 Notícias

Em estado grave, padre Paolino completa 90 anos neste sábado

Published by
Da redação ac24horas

O padre padre Paolino Baldassari, internado em estado grave na UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), completa 90 anos nesta sábado (2). O padre, que é um ícone, para a população acreana, não tem apresentado melhora.


Nascido em Bologna, Itália, o padre e médico autodidata italiano abre seu consultório de segunda a sexta­feira para atender a doentes que lotam a antessala, em Sena Madureira, distante a 140 km de Rio Branco. O padre também é reconhecido ainda como ativista ambiental devido a sua liderança ligada à preocupação da comunidade em relação à preservação das florestas e dos meios de vida tradicionais, como do seringueiro, do castanheiro e do ribeirinho.


Em seu consultório, ouve cada pessoa que diz dos sintomas, faz perguntas e embrulha os comprimidos dados gratuitamente na receita que escreve com orientações nutricionais e chás. Com experiência de mais de meio século na Amazônia, incluindo 84 malárias, ele já fez viagens de até seis meses pela mata para cuidar da população ribeirinha.


A comunidade de Sena Madureira preparava uma grande festa de aniversário para o frei, embora ele não goste de comemorar o aniversário. Uma corrente de oração está sendo feita pela saúde do padre. Em diversas igrejas aos religiosos incluem o nome do padre pedindo a melhora dele.


O padre Mássimo, também postou em sua rede social uma oração em homenagem ao padre Paolino, onde foi acompanhada de diversos fieis. Em Sena Madueira, por exemplo, foi realizada uma vigília ontem que terminou na manhã de hoje.


O padre está internado na unidade desde a segunda-feira passada, após uma bradicardia, que é o retardamento do ritmo cardíaco. O religioso passou mal na segunda pela manhã após o atendimento de rotina que faz aos fieis na paróquia de Sena Madureira. No mesmo dia, ele foi transferido em uma ambulância do Samu para o Huerb em Rio Branco. De imediato, Paolino Baldassari foi internado na UTI da unidade e recebeu um marcapasso.


De acordo com o último boletim médico, o frei apresentou “piora no estado clínico após uma parada cardiorrespiratória e respira com ajuda de aparelhos. Segue estável em retirada progressiva dos sedativos”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Desativação de usina térmica no Juruá será como retirar de circulação quase 100 mil carros 

Para garantir energia elétrica para a população de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima e Rodrigues…

30/04/2024

Ana Hickmann tem conversa recente com o ex e áudio vaza na web

Nesta segunda-feira (29), vazou uma série de áudios da apresentadora Ana Hickmann enviados para o…

30/04/2024

Luciana Gimenez é internada em hospital de São Paulo

A apresentadora Luciana Gimenez, 54, está internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com…

30/04/2024

Gladson não atende ligação de Socorro e deputada diz que não vai aceitar que PP vire “puxadinho”

A deputada federal Socorro Neri (PP) ainda não conseguiu falar com o governador Gladson Cameli…

30/04/2024

Jarude apresenta anteprojeto que regulamenta pagamento de bolsas a professores

Diante do salão Marina Silva, na Assembleia Legislativa do Acre, lotado de servidores públicos da…

30/04/2024

Mesmo com feriado, Rio Branco terá 4 Urap’s abertas neste 1º de maio

Apesar do Dia do Trabalhador ser feriado nacional, a prefeitura de Rio Branco decidiu que…

30/04/2024