Dezenas de famílias estiveram nesta quinta-feira, 31, na cerimônia de inauguração do Centro de Educação Infantil Jorge Luiz Venâncio, no Residencial Carandá. O público se manifestou de modo muito carinhoso com o prefeito Marcus Alexandre, que retribuiu a cordialidade agradecendo e cumprimentando homens, mulheres e crianças. Esta é a quinta unidade de educação voltada à primeira infância entregue à comunidade na gestão de Marcus Alexandre.
A cerimônia foi muito concorrida e contou com grande presença de moradores e autoridades civis e militares. O secretário de Estado dos Pequenos Negócios, Henri Nogueira, esteve presente junto com lideranças comunitárias como o pastor Valdeci, do KM 25 da Estrada Transacreana; Patrícia, do Grupo Unidos da Baixada; os presidentes de associações de moradores Rai Nogueira, do bairro João Paulo; Cunha, do Bahia Velha; Chandele (João Eduardo); Ivan de Carvalho (Palheiral); Wylber (Santo Afonso); Seu Virgílio (Preventório) e Vidal do Campo, entre outros. Também estiveram presentes os vereadores Graça da Baixada, Fernando Martins, Gabriel Forneck (Líder do Prefeito na Câmara Municipal), Professor Roger Corrêa e Roselane Sports. A Fanfarra Musical da Escola Serafim Salgado Filho, na Sobral, animou a cerimônia junto com agentes do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SEME).
A creche, conforme avaliação da imensa maioria dos pais e mães presentes, “ficou muito bonita”. “As crianças não querem nem voltar para casa”, disse Elen Menezes, moradora do Carandá. De fato, o projeto foi tratado com muito carinho pelas equipes da Prefeitura e da empresa responsável pela construção. As obras foram executadas com recursos oriundos do Tesouro Municipal e do Governo Federal. A escola já está em funcionamento há cerca de quinze dias para ajustes pedagógicos e estruturais.
O projeto segue o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação e tem capacidade para atender até 220 crianças. A unidade homenageia Jorge Luiz Venâncio Pinto, um dos primeiros moradores do Carandá. Jorge trabalhava como vigia e sempre teve forte atuação no meio comunitário. Atuante no movimento de saúde, estava sempre pronto a articular ações de atendimento à população. Jorge Luiz foi o primeiro a reivindicar transporte público, quadra de esportes e, também, o principal articulador para a construção da creche no Carandá. “Com mais esta unidade, chegamos às 3.287 crianças matriculadas”, informou o secretário de Educação e vice-prefeito de Rio Branco, Marcio Batista.
O projeto do Centro de Educação Infantil Jorge Luiz Venâncio contempla ambientes como berçário, fraldário, solário e sala de repouso. O local tem ainda refeitório, sala de aula, de leitura, de multiuso, de informática, anfiteatro, playground e estacionamento. O setor administrativo possui recepção, sala dos professores, secretaria com almoxarifado e diretoria; existem também banheiros adaptados para os alunos com deficiência, com chuveiros e escovódromo e banheiros só para funcionários, com chuveiro e vestiário. Na área de serviços a creche possui: lavanderia, despensas e cozinha com buffet.
O programa Brasil Carinhoso, principal financiador das creches, foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em maio de 2012 e tem o objetivo central de beneficiar em torno de 2 milhões de famílias que tenham crianças de até 6 anos em sua formação, com creches e pré-escolas. O programa integra o Bolsa Família, e visa atender famílias que se encontram em extrema pobreza, que chegam a somar 50% do total de pessoas nessa situação. A creche do Carandá é a quinta construída na gestão do prefeito Marcus Alexandre para as crianças de 2 a 3 e de 4 a 5 anos. Outras oito unidades estão em obras no Juarez Távora, Jenipapo, Jequitibá, Jacamim, Aroeira, Rosalinda e duas na Cidade do Povo.
Prefeito homenageia o líder Jorge Venâncio
O prefeito Marcus Alexandre lembrou o sonho do seu Jorge Luiz, que empresta nome ao CEI, em ter uma creche no Carandá. “Todas as vezes que vínhamos aqui era ele quem nos recebia”, lembrou o prefeito. Jorge Luiz Venâncio morreu em janeiro deste ano. Sua viúva, dona Lucimar Dias, agradeceu de modo emocionado a homenagem ao marido. “Digo muito obrigado ao prefeito e às pessoas que lembraram do meu marido. Essa creche era um sonho dele”, disse Lucimar. Marcus Alexandre agradeceu a todos que ajudaram na construção desse CEI em tempos tão difíceis quanto os atuais. “É porque temos aqui uma parceria de vida com esta comunidade”, disse o prefeito. (Assessoria/PMRB)
Um levantamento realizado pela Folha de SP sobre a situação das pontes federais administradas pelo…
O consumidor acreano vai de frango comum da Acreaves. A alta do dólar tira da…
O governo Gladson Cameli não é nenhuma sétima maravilha do mundo. Até aqui foi um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes…
Um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão na noite deste domingo,22, resultou…
Nesta segunda-feira (23), o deputado Adailton Cruz visitou o Instituto Unimed Terapias para acompanhar de…