Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Marcus Viana confirma que não haverá chapa puro-sangue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Discussão de vice só quando fechar a janela
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (foto), confirmou ontem o que a coluna publicou de que a tese de que o seu vice seja do PT, está descartada. “Não haverá chapa puro-sangue”, revelou num breve contato. Marcus confirmou sua conversa com o médico Júlio Eduardo (PSB), acontecida sábado passado, mas ressalvou que se tratou de “sondagem”. Não negou e nem confirmou que Julinho foi convidado e não aceitou ser o vice. Optou pela descrição. Um ponto que segundo Marcus ficou acordado com os partidos da FPA, é que a discussão oficial sobre o nome do vice só começará após fechar a janela de filiações, dia 2 de abril. Usa como argumento que quer ver como ficarão os quadros de filiações partidárias. Também não negou a notícia de que caberá ao PSB indicar o nome do vice que comporá a sua chapa à reeleição.


Nem no pau-de-arara
Recebi várias sondagens para saber como vazou para a coluna o encontro do prefeito Marcus Alexandre com o médico Julio Eduardo, o “Julinho”, sábado passado, em que Julinho não aceitou ser indicado como vice da sua chapa. Nem no pau-de-arara revelo fontes. É exatamente por preservar fontes que a coluna tem bem mais de 30 anos de existência. O fato existiu e ponto final.

Anúncios


Ficaria muito difícil sendo vice do marcus
O Dr. Julinho (PSB) é uma figura maravilhosa, muito acrescentaria numa possível gestão do prefeito Marcus Alexandre. Mas, de fato não cairia bem, havendo uma reviravolta e a Marina sendo candidata a presidente, com certeza iria lhe apoiar. Quis evitar o constrangimento. Foi ético.


Peixe com escamas
Chegou a informação que os professores do PRONATEC  e servidores estão há dois meses sem receber os seus salários. Estou vendendo o peixe com escamas, como recebi, por isso comento com ponderação. Se for verdade, vai um pedido à responsável pelo setor, professora Rita Paro: tenha a mesma insistência junto aos seus superiores para pagar este pessoal, como a que teve os convocando para o ato público a favor da Dilma, em frente ao Palácio Rio Branco. Por favor, professora Rita! O espaço fica aberto para confirmar ou desmentir.


Filiação confirmada
O vereador Raimundo Vaz já marcou a data da sua filiação no PR: será dia 31 de março. Na ocasião confirmará que disputará a PMRB e filiará todo o seu grupo político no PR. Vaz tem conversado com outros partidos de oposição para buscar formar uma ampla aliança partidária.


Um probleminha
Tenho informação de que terá que disputar dentro do PR a sua candidatura à PMRB.


Homenagem política
No dia 30, o vereador Raimundo Vaz irá promover uma homenagem na Câmara Municipal de Rio Branco à ex-deputada federal Antonia Lúcia, presidente regional do PR. Quer fazer da ocasião um grande ato político para projetar sua candidatura à PMRB.


Raspou o tacho comunista
O dirigente do PP, José Bestene, a quem cabe fazer as articulações partidárias, fez um rapa no tacho do PCdoB, no Jordão. Levou para o PP os vereadores do PCdoB, Chicão, Sereno e o presidente da Câmara Municipal, José Coriolano. Deixou o PCdoB cabendo num fusca.


Candidaturas confirmadas
O dirigente do PP, José Bestene, confirmou as seguintes candidaturas a prefeito pelo PP: José Augusto (Capixaba), Jorge Catalan (Senador Guiomard), Raimundão (Epitaciolândia), Chico Batista (Tarauacá), Zilmar Rocha (Bujari).  E trabalha para viabilizar a candidatura do ex-prefeito Francisco Tavares (Plácido de Castro).


Conseguiu se articular
Parecia que não ia conseguir, mas conseguiu. O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, montou o que é essencial numa disputa de prefeitura, uma boa chapa de candidatos a vereador. A tendência é que mais de 60 candidatos estarão nas ruas apoiando Jorge Catalan (PP) para prefeito. Uma força considerável.


Gordura que pode aparar
Como terá que cumprir a exigência de cortar cargos de confiança, constante no acordo para liberar um empréstimo de 150 milhões de dólares, vai uma sugestão da coluna ao governador Tião Viana: acabar com os cargos de diretores na CAGEACRE, CILA, CODISACRE, SANACRE, que não fazem nada.


Uma boa redução
Só no corte destes cargos o governador Tião Viana conseguiria uma bela redução, cada diretor das empresas de administração indireta que existem só no nome, ganha em média 15 mil reais. Na verdade estão mais como enfeite, porque não dão um prego numa barra de sabão.


Ainda quero ver
Todos os analistas da política nacional dão a situação da presidente Dilma com a cabeça na forca e não escapando do impeachment. Para a população o seu governo acabou, só falta rezar a missa de sétimo dia. Mas tem a máquina e isso pesa numa votação de impeachment. E comprar votos de deputado federal nesta Câmara Federal não será tarefa difícil.


Apenas os esbirros
A população em sua grande maioria não tem mais o mínimo respeito pela presidente Dilma. Ainda lhe sobram alguns esbirros de apoio de alguns movimentos sociais que orbitam em torno do poder. Fora isso só o seu partido e o PCdoB, que não têm para onde ir, estão com ela.


Candidatura consolidada
Em Brasiléia, com todas as tormentas que enfrentou a vereadora Fernanda Hassem (PT) conseguiu consolidar a sua candidatura dentro do partido. Depois da deputada Leila Galvão (PT), que não é candidata, era o nome mais forte que o partido tinha para lançar na disputa.

Anúncios


Construindo pontes
Não seria arriscar demais se dizer que, em 2018, a deputada Leila Galvão (PT), se sair candidata a Federal pode vir eleita com os votos do Alto Acre. O que pesa a seu favor é que não restringe sua ação política apenas aos discursos na Aleac, mas é presente nas comunidades.


Um nome que uma
Que o PT está no seu pior momento como partido político nem se discute. Imagem pior não poderia ter. Por isso se justifica a descrição e a parcimônia do prefeito Marcus Alexandre quando se trata da escolha do seu vice. Tem que ser um nome que represente o novo.


Intolerância religiosa
Também não pode ser um vice que represente uma igreja evangélica, como o vereador Artêmio Costa, para não passar a imagem ao eleitor de intolerância religiosa, já que o prefeito Marcus Alexandre é evangélico. Religião e política é uma simbiose que não costuma dar certo


Questionamentos prontos
Na sua ida hoje à Aleac, atendendo uma convocação para falar sobre a venda de casas na “Cidade do Povo”, o secretário Jamil Asfury se prepare para sofrer uma dura sabatina do deputado Gehlen Diniz (PP), que foi quem mais cobrou a sua presença


Quase unanimidade
Pelas contas da direção nacional do PMDB, em torno da quase unanimidade do partido deverá votar hoje, em Brasília, a favor do fim da aliança com o governo Dilma. O Acre votará em peso.


Efeito dominó
O que o Planalto teme é que a decisão do PMDB de pular do barco vire um efeito dominó. O PSD já liberou os seus deputados e a tendência do PP é que acompanhe o PMDB no rompimento. Tudo está convergindo para que o impeachment acabe acontecendo.


Queridinho do PT
Pelo andar da carruagem da escolha do nome para compor como vice a chapa do prefeito Marcus Alexandre, o PSB desbancou o PCdoB e é o novo “queridinho” dos petistas. O PSB é um partido de boca larga, tem vários cargos e secretarias importantes no governo. É como jacaré-açu é comendo e chorando.


Versão do Rubem Branquinho
Na campanha ao governo, o ex-deputado Rubem Branquinho, com um pincel atômico asfaltou todas as rodovias, ruas e ramais do Acre, num quadro da propaganda eleitoral. Quem vê o secretário Henry Nogueira falando, tem impressão que acabou com o desemprego, no Acre.


Ninguém desempregado
Henry Nogueira, secretário de Pequenos Negócios, usa argumentos messiânicos tentando convencer os que lhe escutam ou leitores de suas entrevistas, que todo jovem, toda família da periferia da Capital, está hoje empregado, tem uma ocupação, graças à sua secretária. É um piadista!


Se virando nos 30
O que não faz um ano eleitoral! Em qualquer biboca da cidade se encontra o vereador Francisco Martins (PCdoB), se reunindo com os moradores, principalmente, se por lá estiver o prefeito Marcus Alexandre.


Frase não autorizada
Como não foi dita numa entrevista, mas numa conversa informal, para não parecer oportunismo vou dar a frase, mas não o nome do dirigente da oposição que a proferiu: “se o prefeito Marcus Alexandre não carregasse o desgaste do PT, ganhava no primeiro turno”.


Até dentro da oposição
Até dentro da oposição é unanimidade que o Marcus Alexandre não é um desastre como gestor. Também é unanimidade que a atual imagem do PT, puxa sua candidatura para baixo.


Jogo está sendo jogado
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) diz que o jogo só acaba quando o Juiz apita o final da partida. Ainda joga as suas fichas que o vice do Marcus Alexandre continuará do PCdoB.


Curto e lacônico
Mandei uma pergunta ao secretário Edvaldo Magalhães, uma das figuras mais importantes do PCdoB, com a indagação: “o PCdoB jogou a tolha na escolha do vice do Marcus Alexandre?”. Resposta do Magalhães: “De forma nenhuma”. E nada mais disse e nem lhe foi perguntado.


Contornos nítidos
Com as conversas acontecendo nos bastidores para a escolha do nome que comporá a chapa do prefeito Marcus Alexandre, já se pode ter um contorno nítido de que este nome não deve lembrar uma simbiose com o petismo, para evitar que a chapa fique mais pesada do que já está com tudo de ruim que está acontecendo com o PT na seara nacional. A tentativa de convencer o Dr. Julinho, cuja imagem está mais ligada à ex-senadora Marina Silva do que ao PT, é uma mostra clara da estratégia. Está errada? Pelo contrário, absolutamente, certa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido