Comovidas com o grande número de cães e gatos que passavam fome nas ruas de Rio Branco, três jovens: Luciana Souza, Mariana Lima Ferreira e Vanessa Facundes decidem realizar aquela que seria a primeira edição do “Natal Animal”, em 2011. A ideia era arrecadar ração e percorrer às ruas da capital para alimentar os animais sem dono.
De lá pra cá, a iniciativa acabou ganhando força e outros eventos são realizados frequentemente para arrecadar recursos, como bazar, eventos beneficentes e, pouco a pouco, voluntários abraçaram a causa que deu origem a Sociedade Amor a Quatro Patas.
A associação de proteção animal, idealizada há 4 anos, foi registrada oficialmente há três, e conta com uma equipe de 22 voluntários ativos, que ajudam e contribuem para diminuir o sofrimento de animais de rua.
Em entrevista a reportagem do ac24horas, Amanda Rebeca Lima de Souza, 22 anos, e Mariana Lima Ferreira, 25 anos, contam como essa iniciativa vem dando certo e salvando a vida de milhares de animais.
“Desde a fundação, já foram realizadas mais de 7 mil adoções e a cada mês são realizados em média 22 procedimentos cirúrgicos em cães e gatos feridos ou maltratados pelas ruas. Todos os meses vivemos esse desafio! Na verdade, vivemos uma aventura diária já que não temos uma estrutura como uma sede própria e carro. Tudo que é feito é graças a solidariedade e esforço de uma equipe que não mede esforços para ajudar. Temos também parceiros, que sem eles, não seria possível salvar a vida desses animais, pois a maioria desses animais são resgatados em estado crítico: doentes, acidentados, já teve casos até de animais amputados. Por não termos um hospital público que ofereça assistência médica veterinária acabamos assumindo mensalmente uma despesa que oscila entre R$ 2,5 a 3 mil”, explica Mariana Lima Ferreira, 25 anos, voluntária da Amor a Quatro Patas.
“Desde janeiro estamos com sérias dificuldades para fechar o caixa. Foi um ano com muitas ocorrências de animais acidentados, feridos, doentes e até casos de amputações. Esses procedimentos veterinários encarecem as despesas e, sem a ajuda da população, não temos como seguir realizando novas assistências. Todos os meses enfrentamos uma ‘saia justa’ para fechar o caixa. Com o crescente número de atendimentos, o débito se renova e precisamos da doação em qualquer valor para sanar essas despesas e, assim, dar continuidade a nossa missão que é minimizar o sofrimento de animais sem dono que sofrem uma série de maus tratos e são vítimas de acidentes”, explica Amanda Rebeca Lima de Souza, 22 anos, acadêmica do curso de geografia e voluntária da Amor a Quatro Patas.
Atualmente, a associação conta com parceiros que garantem atendimento de emergência veterinária, como a Clínica Cevet, Cães e Cia, Petit Gatô, que ofertam descontos na compra de medicamentos, vacinação, procedimentos cirúrgicos e até mesmo uma cota de exames grátis. Outro parceiro, a Distribuidora Karina, doa 100 quilos de ração todos os meses para alimentar os animais sem dono.
Quem desejar contribuir, basta depositar qualquer valor em conta corrente da Associação Amor a Quatro Patas: Banco do Brasil – Agência: 5790-8 CC: 6.304-5. Para contato direto com a equipe de voluntários e para saber mais sobre os serviços voluntários, acesse a fanpage da Sociedade Amor a Quatro Patas, no Facebook e deixe sua mensagem inbox ou na página principal informando que deseja contribuir.
O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou um…
A história parece enredo de um filme, mas é a emoção da vida real. Há…
CGU constata sobrepreço de 728% em compra da Fundhacre Relatório da Controladoria Geral da União…
A cantora Roberta Miranda revelou que escondeu a própria sexualidade após fazer uma promessa para…
Malu Barbosa, amiga de Preta Gil, deu atualizações sobre o estado da cantora na manhã…
William Bonner, 61, publicou uma foto em que aparece com o braço imobilizado após tropeçar…