Categories: Acre

Opinião: A escolha de Sofia

Por
Narciso Mendes

Narciso Mendes*


O regime presidencialista está correndo o risco de perder a única referência positiva.


O mundo está assistindo com absoluta preocupação, diria até, amedrontado, o desfecho das prévias que escolherá os candidatos que disputarão a sucessão do presidente Barack Obama, até porque, nos seus 227 anos de existência, ou mais precisamente, desde o ano 1789, quando da eleição do seu primeiro presidente, George Washington, o presidencialismo americano foi sendo estruturado de forma a permitir que apenas que os candidatos do partido republicano e do partido democrata tenham condições de se tornar presidente, ainda que sua estrutura partidária abrigue quase uma centena de partidos políticos e sua legislação permita as chamadas candidaturas independentes.


A despeito de sua quase exemplar estruturação partidária, o regime presidencialista vigente nos EUA nunca se preocupou em reparar o seu mais gravíssimo vício de origem, qual seja, o de conferir ao presidente eleito, um mandato com prazo fixo e determinado, independente de sua capacidade gerencial e política. Lá, um presidente só poderá ser afastado do poder após restar comprovado a sua participação direta num crime de responsabilidade. Cá entre nós, também. Em última análise, é um regime convivente com a incompetência, e pior ainda, possibilita que um aventureiro político assuma o poder.


Em se confirmando que a disputa se dará entre Donaldo Trump e Hillary Clinton, e tudo leva a crer que sim, daí provém toda sorte de  preocupações, diria até, o medo, que a sucessão presidencial de Barack Obama vem provocando, até porque, para o próprio partido republicano, vê-se representado pela candidatura Donaldo Trump,     jamais esteve nem nos seus mais pessimistas prognósticos. Tampouco os eleitores americanos se imaginariam tendo que escolher entre dois males o menor, algo assemelhado ao que se convencionou chamar de escolha de Sofia, até porque, se a pré-candidatura Donaldo Trump tinha tudo para ser atropelada nas prévias, e não foi, pelo contrário, saiu atropelando todos os seus concorrestes, nada garante que na derradeira disputa, a própria Hillary Clinton venha ser atropelada.


Se dotado de uma estrutura partidária que vem dos anos 1.700 o regime presidencialista dos EUA vê-se diante da possibilidade de ter o aventureiro Donaldo Trump como seu presidente, o que poderemos esperar do nosso regime presidencialista, o pior do mundo, e ainda por cima, apoiado numa estrutura partidária anárquica, fisiológica, oportunista, nojenta, vagabunda e corrupta?


No regime presidencialista, é na esteira de uma grave crise, e mais ainda, de várias delas, como vem ver o nosso caso, que o aventureirismo costuma recrudescer. Enquanto Isto, no regime parlamentarista, os aventureiros e os incompetentes não esquentam as cadeiras do poder. De mais a mais, se vivêssemos sob sua égide, pelo menos as nossas crises não teriam chegado aonde chegaram.


Portanto, parlamentarismo-já!


 


Share
Por
Narciso Mendes

Últimas Notícias

  • Destaque Entretenimento

Mulher traída desmascara pastor durante culto, vira sensação nas redes sociais com mais de 290 mil seguidores

Aryana Medeiros, moradora de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, viralizou ao expor a traição…

29/12/2024
  • Acre

Bicho-preguiça é resgatado ao tentar atravessar a BR-364

Um bicho-preguiça foi resgatado no meio da BR-364, em Rio Branco, pelo cidadão Alisson Braga.…

29/12/2024
  • Política

Vereadores derrubam veto de Néia e mantêm aumento salarial para prefeito, vice e secretários

Na Câmara Municipal de Tarauacá, os vereadores derrubaram, na sessão de sexta-feira, 27, o veto…

29/12/2024
  • Famosos

Otávio Mesquita sofre assalto à mão armada em SP

O apresentador Otávio Mesquita sofreu um assalto à mão armada na região do Morumbi, em…

29/12/2024
  • Acre

Médico que morreu de parada cardíaca no PS será enterrado neste domingo

A família do médico José Maria Ribeiro, 61 anos, informou que seu sepultamento será realizado…

29/12/2024
  • Acre

Por falta de alvará, festa de Réveillon que aconteceria no Afa Jardim é cancelada

A organização do Réveillon Revolucion, festa de virada de ano que aconteceria no Afa Jardim,…

29/12/2024