A Prefeitura de Rio Banco inaugura nesta terça-feira, 22, às 7h30, o Mercado do Peixe, o primeiro da capital exclusivamente dedicado ao comércio do pescado. O projeto, de R$1,5 milhão, foi construído na Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA) no âmbito do programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Pescado no Acre. Na mesma cerimônia, Prefeitura e Governo oficializam a abertura da 7ª Feira do Peixe e Agricultura Familiar da Semana Santa.
A edificação do mercado tem estrutura totalmente voltada para atender as técnicas de tratamento do pescado e as normas da Vigilância Sanitária. Possui 28 boxes que serão utilizados de modo rotacionado para que um número muito maior de produtores seja beneficiado. A estimativa é que 1.000 famílias sejam diretamente e indiretamente positivamente impactadas pelos negócios do peixe realizados a partir desse mercado.
Durante a construção do Mercado do Peixe as obras foram inspecionadas pelo prefeito Marcus Alexandre e parceiros do projeto, como a deputada estadual Doutora Juliana Rodrigues, e a presidenta da Colônia de Pescadores de Rio Branco, Maria Lenes de Andrade, além de vereadores e lideranças comunitárias.
O Programa de Fortalecimento da Piscicultura Acreana é executado em Rio Branco pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e atua de forma integrada em toda cadeia produtiva através da construção de tanques para aumento da produção, ações de capacitação e qualificação técnica dos produtores e a implantação de toda uma estrutura industrial – o Complexo de Piscicultura do Acre e a empesa Peixes da Amazônia S/A. Complementando essa cadeia no município de Rio Branco o produtor pode contar com a CEASA, que é o endereço da comercialização em atacado dos produtos hortigranjeiros e pescado na capital.
Além disso a CEASA realiza regularmente a Feira do Peixe, eventos destinados a comercialização do pescado na região –como a Feira do Peixe da Semana Santa, que começa nesta terça-feira e segue até 25 de março de 2016 na CEASA e nos mercados Elias Mansour, Estação Experimental, 6 de Agosto, Cidade do Povo, Peixeiros da Avenida Amadeo Barbosa e nas comunidades do Panorama e Quixadá. Essa feira acontecerá das 3h30 às 18h no Mercado do Peixe.
A expectativa é que sejam comercializadas 120 toneladas de pescado e 400 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros. São esperados R$2,6 milhões de movimentação financeira. O objetivo geral da feira é promover a exposição e comercialização do pescado e de produtos hortigranjeiros a um preço acessível à população, proporcionando a melhoria da renda aos produtores, piscicultores e comerciantes – e agora em condições muito melhores já que será realizada no Mercado Peixe.