Menu

A oposição comete burrices quando ataca a BR e a Cidade do Povo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Candidatura consolidada
Com a filiação ao PV no fim de semana de três vereadores da oposição – dois do PMDB e um do PCdoB – a candidata a prefeita de Sena Madureira, Charlene Lima (PV) –foto- conseguiu montar a chapa mais forte para a disputa de vagas na Câmara Municipal e consolidou a sua candidatura dentro da FPA. A sua candidatura chegou a um estágio em que a direção política do PT não terá como não lhe apoiar. O PT, cujo candidato Alan Areal não conseguiu formar uma grande aglutinação de lideranças em torno do seu nome, orbita praticamente em volta da sombra do ex-prefeito Nilson Areal (PSL). Se a FPA, por birra dos petistas de Sena Madureira, ainda assim, se insistir em ter candidatura própria estará dando um passo gigante para que a oposição faça o próximo prefeito. E é bom lembrar que a oposição de Sena deu duas surras no PT na última eleição ao governo. E tem nomes fortes a prefeito. As cartas estão na mesa do PT.


Fora de qualquer de cogitação
O quadro em Sena Madureira, dentro da FPA, não terá candidatura única. Isso é pacífico. O prefeito Mano Rufino (PSB), mesmo em baixa popular tem deixado claro que irá disputar a reeleição. Os coordenadores da sua campanha acreditam que reverterão sua baixa popular.


Também está fora de propósito
Dentro da oposição, a candidatura única também é um ponto difícil de alcançar. A ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB), que até aqui lidera as pesquisas está em campanha aberta e descarta a renúncia. Mazinho Serafim (PMDB) ou Gehlen Diniz (PP) deverá ser o outro nome da oposição.


Candidatos em profusão
Capixaba é um dos municípios que mais deve ter candidatos a prefeito. O que tem motivado tantas candidaturas é a fraca gestão do prefeito Vareda (PR), a quem também falta urbanidade no trato com os que lhe procuram na prefeitura para resolver seus problemas.


Falta do que fazer?
O secretário da SEAPREOF, Nil Figueiredo, deveria deixar de lado o bate-boca com internautas, ainda por conta do esquema de transporte para o ato do PT, e ir procurar o que fazer na área rural, de onde pipocam reclamações dos colonos que são mal assistidos pelo poder público.


Apostando na palavra do carioca
Aliados do candidato a prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno (PROS), acreditam que o secretário petista Nepomuceno Carioca, padrinho da candidatura, conseguirá obrigar com um carão o ex-prefeito Zé Maria (PT) a não ser candidato, para o caminho ficar livre ao PROS.


Apoio explícito
O ex-prefeito Zé Maria (PT) tem o apoio explícito do deputado federal Sibá Machado (PT), Jonas Lima (PT) e é tem também a sua candidatura a prefeito incentivada pelo senador Jorge Viana (PT). Mas, o apoio mais importante do Zé é o do diretório do PT, em Porto Acre.


Falta o essencial
Falta ao Zé Maria (PT) o essencial em qualquer eleição majoritária: apoio popular.


Medida prática
A decisão do MPE de monitorar com rigor para saber se os presos em liberdade provisória estão cumprindo os requisitos a que são obrigados fora dos presídios veio em bom tempo. Em grande parte dos assaltos que ocorrem na cidade tem bandido que goza do benefício envolvido.


Facilitar o trabalho da polícia
A decisão do Procurador Osvaldo Albuquerque em apertar a fiscalização poderá tirar de circulação muitos bandidos, sem dizer que facilitará a ação da polícia.


34 bilhões, não é ficção
A Petrobrás anunciou ontem que teve no seu balanço um prejuízo de 34 bilhões de reais, fruto da ação da turma do Petrolão. E ainda há quem diz que tudo o que está acontecendo é uma campanha da imprensa, do Juiz Sérgio Moro, um golpe, para perseguir a presidente Dilma.


No mesmo barco
Deveriam ir no mesmo barco da degola da presidente Dilma, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), o presidente do Senado, Renam Calheiros (PMDB), para a limpeza ser completa. Ou se parte para mudar tudo que aí está ou logo vão surgir novos escândalos.


Duas burrices
A oposição comete duas burrices no debate político, quando ataca a BR-364 e a Cidade do Povo. A rodovia bem ou não dá trafego o ano todo até Cruzeiro do Sul. E o projeto habitacional deu teto a quem não tinha. Não se critica o que trouxe algum benefício. Que amadorismo!


Ação de um cidadão indignado
Ao acionar o Estado por não encontrar atendimento médico numa UPA, Marcel Henrique, sobrinho do deputado Lourival Marques (PT), agiu como um cidadão indignado, que cobra apenas o que explicitam os seus direitos. Não está agindo como alguns oportunistas.


Entraria numa roubada
Quando foi dito que Gemil Junior ia assumir a Secretaria de Saúde, disse na coluna que, mesmo sendo competente, estava entrando numa roubada. Além de ser uma pasta complexa, com demandas que expõem quem a comanda, o Acre vive uma crise financeira. Dito e feito.


Chapa representativa
O presidente do diretório municipal do PR, Carlos Beirute, garante que o PR e os demais partidos da coligação terão uma chapa representativa para a disputa de vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. Não fez ainda o anúncio por estratégia política.


Não falei que era conversa fiada?
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, com todo o desgaste está em campanha para a reeleição. Confirma o que a coluna antecipou de que era conversa fiada, o boato que espalhou que, não seria candidato, com o argumento falso para evitar pedido dos eleitores.


Couro grosso, só pode ser!
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, tem couro grosso, porque não é de hoje que os vereadores do município fazem denúncias contra a sua administração ao TCE e ao MPE.


Confirmado o que a coluna antecipou
Há um bom tempo publiquei que não haveria saída ao PMDB, ao não ser apoiar a candidatura do vereador Joelso Pontes (PP) a prefeito de Brasiléia e rifar a reeleição do prefeito Everaldo Gomes. As medidas foram anunciadas ontem pelo deputado federal Flaviano Melo (PMDB).


Uma disputa sem favorito
Com o novo arranjo político na oposição, a candidatura a prefeito de Brasiléia do vereador Joelso Pontes (PP) fica muito forte. Será uma disputa sem favorito com a vereadora Fernanda Hassem (PT). Tanto a candidata do PT como o candidato do PP são vereadores bem votados.


Uma das poucas cabeças lúcidas
Conversei ontem rapidamente por telefone com o senador Jorge Viana (PT). Mostrou-se preocupado com o cenário nacional e o agravamento da crise política que começa a tomar contornos de confrontos perigosos. Jorge é uma das poucas cabeças lúcidas do PT acreano.


 Não doura a pílula
É confortante conversar com o senador Jorge Viana (PT), porque não doura a pílula sobre as eleições municipais que acontecerão no Acre. Não é como alguns deslumbrados que acham que o PT vai eleger todos os prefeitos acreanos. O buraco será bem mais embaixo.


Não sei quem presta?
A PF não presta, a mídia não presta, o MPF não presta, o STF não presta, o STJ, o Juiz Sergio  Moro não presta. Afinal, o que é que presta para os dirigentes nacionais do PT, no Brasil? Outra pergunta: o que é que vão ganhar abrindo várias frentes de guerra com tantos flancos abertos?


Mais um para a coleção
Chegou no STF o sétimo pedido de inquérito contra o senador Renam Calheiros (PMDB) e com o presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), de réu, o caos na política brasileira está completo. E como o bolo da cereja, o impeachment da Dilma.


É quem decide
Com suas principais lideranças encalacradas em denúncias, ainda assim quem definirá se a presidente Dilma será ou não tirada do cargo pelo impeachment será o PMDB, que decidirá no próximo dia 29, se permanecerá ou não no governo Dilma. Se a abandonar, ela cairá.


Fico olhando e me divertindo
O Brasil está numa recessão. Existe uma crise econômica e política. Existe uma crise de credibilidade. Mas, uma nova crise tomou conta do país que é a agressão entre grupos que defendem uma mudança e os grupos que acham que mudança é golpe. Ficam se atacando, se xingando pelas redes sociais, como se isso fosse modificar alguma coisa. Fico olhando e me divertindo. Com o modelo de presidencialismo em vigor, nem o Papa Francisco modificaria o quadro, porque para governar tem que dar vantagens aos políticos. Ou se parte para um Parlamentarismo, com eleições gerais e uma Constituinte que seja especifica para fazer reformas políticas, trabalhistas, previdenciárias e tributárias ou o Brasil continuará liquidado.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.