Menu

Prazo para mudar de partido encerra hoje

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Hoje é o prazo final para os deputados interessados em mudarem de partido sem perder o mandato. A regra vale apenas para aqueles que foram eleitos para cargos proporcionais. Aqueles que ocupam cargos majoritários, no caso, senadores, governadores, prefeitos e presidente da República não serão afetados porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que a fidelidade partidária não pode ser aplicada a eles.

Nos últimos 30 dias, 63 deputados mudaram de partido sem perder o mandato. Este número representa 12% do total de parlamentares na Câmara.

Anúncio

Quem mais ganhou deputados nesse período foi o Partido da República (PR), conhecido por sua postura mais tradicional, alinhada politicamente mais ao centro-direita. Nove deputados migraram para o partido.

A mudança de partido influencia na formação das comissões temporárias e permanentes, que são montadas com base na proporcionalidade. A Comissão Especial do Impeachment, por exemplo, chegou a ter as vagas definidas em dezembro, mas os cálculos precisaram ser refeitos pouco antes da instalação da comissão nessa quinta-feira, 17 de março, já com base na nova distribuição parlamentar na Casa.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.