Categories: Notícias Política

Com pesquisa da UNESCO, revista destaca educação inclusiva em Rio Branco

Por
web


O prefeito em exercício de Rio Branco, Marcio Batista, recebeu nesta quinta-feira, 17, um exemplar da edição de número 48 da revista Mundo da Inclusão, especializada em educação inclusiva. A publicação aponta a capital acreana como referência para o Brasil nessa política e como destaque na pesquisa Boas Práticas da Educação Inclusiva realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O exemplar foi entregue pelo coordenador de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Joaquim de Souza.


A pesquisa mostra que Rio Branco tem ações pioneiras na educação inclusiva, como a instituição do profissional especializado em educação especial através de legislação específica. A Lei Municipal Nº 2.127, de 14 de setembro de 2015, criou, no âmbito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores de Rio Branco seis cargos para educação especial – um grupo em nível superior: professor mediador, atendente e educacional especializado, além de professor de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e professor bilíngue, e outro grupo de nível médio: cuidador pessoal e tradutor interprete. “Nosso trabalho teve reconhecimento como prática de qualidade”, disse Marcio Batista, externando gratidão e parabenizando a equipe responsável pela elevação da qualidade da educação na capital do Acre, onde cerca de 700 estudantes são diretamente beneficiados com essa política.



Outra medida que contribui para esses avanços é a implantação e consolidação do programa Caminhos Para o Bilinguismo na rede municipal, que trata fundamentalmente do advento de LIBRAS. “Até 2021 o programa estará em 100% da rede”, disse Joaquim.


A escola inclusiva fundamenta-se no princípio de que todas as pessoas devem aprender juntas, não importando as dificuldades ou diferenças que possam ter. Norteada por esse princípio, Prefeitura de Rio Branco e secretaria municipal de Educação seguem na consolidação de políticas inclusivas na capital.


É possível destacar a como instrumentos fundamentais dessa política de inclusão a criação do Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento de Pessoas com Surdez de Rio Branco, a realização de concurso público para professores de LIBRAS, mediadores e intérpretes educacionais, em 2012, a inserção dos professores surdos no ensino fundamental e a criação das escolas bilíngues, previstas no Plano Decenal para a Educação de Rio Branco. Nas escolas bilíngues, os surdos tem a oportunidade de serem alfabetizados em LIBRAS, tendo o português como segunda língua.



A UNESCO informa que o processo dos municípios contemplados com a pesquisa se deu a partir de vários olhares: levantamento bibliográfico, consulta a especialistas e a entidades de destaque no campo da educação, além de análise dos indicadores educacionais mais diretamente relacionados à temática da educação inclusiva.


A revista Mundo da Inclusão repercutiu a ação da UNESCO, que avalia as dez melhores experiências do Brasil. A publicação é lida e utilizada em todos os continentes.


Share
Por
web

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024