A partir das Eleições de 2016 será possível o eleitor auditar o resultado das seções eleitorais. É que o Tribunal Superior Eleitoral vai disponibilizar um aplicativo com a tecnologia QRcode, que vem sido desenvolvido pelos Tribunais Regionais Eleitorais do Acre e de Tocantins, para que o cidadão tenha acesso aos boletins de urna direto da seção eleitoral para acompanhar a apuração do resultado das eleições.
O analista de sistemas do TRE-TO, Alexandre Oliveira, está em Rio Branco desde segunda-feira, 14, acompanhando o subgrupo de trabalho do TRE-AC em mais uma fase de desenvolvimento do aplicativo. “O desenvolvimento do aplicativo é colaborativo e começou em 2015. Nas eleições deste ano ele será disponibilizado pela Justiça Eleitoral para todo o Brasil”, enfatiza.
Para a secretária de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Rosana Magalhães, essa tecnologia veio para dar mais transparência ao processo eleitoral. O QRcode ou Código QR – código de barras em 2D, que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica – poderá ser utilizado por eleitores e fiscais de partidos políticos, de forma rápida, segura e simplificada, assim que o boletim de urna for impresso nas seções.
Este será um dos novos aplicativos para sistemas operacionais iOS e Android, entre vários que serão oferecidos pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2016. Nas eleições 2014 já foi possível baixar aplicativos que permitiam consultar informaçõessobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos. A inclusão do Código QR nos Boletins de Urna foi aprovada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Ecossistema da Urna Eletrônica, durante uma reunião na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).