Menu

O que era doce acabou, ou muda ou afunda mais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Abro o blog com a citação de um trecho de um poema de Millôr Fernandes: “Depressa, meu irmão/ E sai da pista/ Que o Brasil é um trem/ Sem maquinista”. Traduz o que está acontecendo no país. A presidente Dilma não é tem mais apoio político, a economia ruiu, seu partido, o PT, entrou em parafuso e aconteceu com ela o que pior poderia acontecer a um governante: ser rejeitada, achincalhada e perder o respeito da população, que fez no domingo a maior manifestação de todos os tempos de repúdio a uma presidente e ao seu antecessor. O povo disse simplesmente: não queremos nem a Dilma e nem o Lula. A revolta de domingo que disse que quer Dilma fora e levando o Lula com ela para bem longe, também foi um protesto contra a classe política, que está tão desmoralizada como ambos. Não há outro caminho a não ser uma nova eleição presidencial e para o Senado e Câmara Federal, com poderes de Constituinte, para fazer uma Reforma Política, Econômica, Previdenciária e Trabalhista. Sem essa mudança de rumo, com este modelo presidencialista manco e as atuais regras políticas, continuaremos a ter presidentes bananas e políticos trabalhando em causa própria.


Sem tese de conspiração
Mas não se pode esconder que o foco principal dos manifestantes no protesto foi no Governo Dilma, no Lula e no PT. E de maneira favorável na ação do Juiz Federal Sérgio Moro. Além de tola, é hilária, a tese deque por trás do movimento há uma conspiração internacional. É a voz do povo, que um dia gritou a favor e hoje está gritando contra, até Nordeste, antigo reduto. Só.


Tudo tem o seu ciclo
A política não foge à regra. Tudo tem o seu ciclo. E como disse o ex-governador gaúcho e petista ferrenho, Tarso Genro: “o ciclo do PT acabou”. Não é uma opinião isolada. A multidão que foi ontem às ruas em todo Brasil é uma prova de que Tarso fala com convicção.


Não estão com a bola toda
As duas maiores lideranças do PSDB, Geraldo Alckmin, e Aécio Neves também não passaram incólumes. Não foram hostilizados pela unanimidade dos presentes como foram Dilma, Lula e o PT, mas ouviram algumas reações contrárias. Isso mostra que a descrença é geral.


O cofre secou, não adianta chorar
Os dirigentes dos partidos nanicos saíram ontem de orelhas murchas da reunião com o governador Tião Viana. Entenderam o alerta de que “esta eleição será diferente”, como um recado cifrado que não vai ter dinheiro para irrigar as campanhas dos aliados, como tem acontecido em outras eleições. Traduzindo para o popular: não contem com a tradicional ajuda, esqueçam a verba e tratem de usar o verbo para conseguir votos. Quem costuma se dá bem no período eleitoral, como alguns que conheço, se conformem que o cofre secou.


Ninguém tirou a marina do muro
Colunistas políticos nacionais comentavam ontem que ninguém conseguiu tirar a Marina Silva do muro no momento dos protestos. Deverá aparecer se houver uma nova eleição. A Marina não pense que seria recebida com vivas, receberia o mesmo tratamento do Aécio e Alckmin.


Todos na mesma cumbuca
A impressão que se tem é que o povo brasileiro colocou todos os políticos na mesma cumbuca.


Tião Viana fora de porto acre
O PT terá mesmo Zé Maria (PT) candidato a prefeito de Porto Acre. Venceu a queda de braço com o Palácio Rio Branco, que tinha prometido ao Bené Damasceno (PROS) que ele seria o candidato único da FPA. Irritado, Tião Viana, não subirá em nenhum dos palanques.


Presente antecipado
Duas candidaturas da FPA à prefeitura de Porto Acre é dar um presente de Natal antecipado ao candidato a prefeito da oposição, Daniel Nogueira (PP). Será como empurrar bêbado de ladeira abaixo. O Bené Damasceno (PROS) ainda deve estar moído com a rasteira dos muy amigos.


Não consigo entender
Com o Estado atravessando uma grave crise econômica, mal pagando a folha salarial, por mais que me expliquem não consigo entender porque ainda não liquidaram a CILA, COLONOCRE, ACREDATA, CODISACRE, pagando altos salários de diretor aos parentes de políticos e afilhados?


Nem um prego numa barra de sabão
E ganham salários entre os mais altos do Estado para não darem um prego numa barra de sabão. A maioria não sabe nem onde ficam as repartições onde estão lotados. E com certeza nem comparecem a um ato promovido pelo governo, seja político ou administrativo.


Guardadas as proporções
Guardadas as proporções de que não houve esquema de transporte dos bairros para o centro, na oposição não tem cargo de confiança, o ato contra Dilma e Lula, acontecido domingo em Rio Branco, pode ser considerado expressivo.


Reunião para aplainar
Ontem, teve uma reunião do Tião Viana e os dirigentes dos “partidos nanicos” para discutir a questão da indicação do vice do Marcus Alexandre. Na verdade foi apenas uma conversa, porque eles não terão nenhuma influência na escolha, receberão o prato pronto com o vice.


O que não é novidade
O que não vem a ser nenhuma novidade, a escolha dos candidatos majoritários da FPA sempre foi decidido pela cúpula e depois levado à homologação pelo chamado “Conselho Político”.


Sangue bom
Oly Duarte recebeu sua carteira da OAB-AC e já pode exercer a advocacia. Oly é um petista sangue bom. Os parabéns do blog.


Grande novidade!
Leio que dois Postos de Gasolina foram assaltados nas últimas 48 horas. Novidade seria não ter acontecido um assalto na cidade. Com a cidade dominada pelos bandidos virou fato normal.


Opinião vence novamente
O OPINIÃO – o mais lido do Acre – o único que circula na Capital e nos municípios do interior, voltou a conquistar um prêmio jornalístico, desta feita o do Ministério Público do Acre. Parabéns ao empresário Acrevenos pela visão moderna que tem do jornalismo e, principalmente, ao Resley Saab, autor da matéria. OPINIÃO também é o único a circular na segunda-feira.


Direito sagrado
Estão pipocando ameaças do Sindicato dos Pescadores de novas denúncias à Polícia Federal contra a deputada Dra. Juliana (PRB) e outros políticos, por suposta prática de troca de carteira de pescador por votos. A parlamentar terá da coluna a presunção de inocência até que se prove o contrário.


Ensina o filósofo
Sobre o PMDB dar prazo de 30 dias para analisar se rompe ou não com o governo Dilma, cito o que disse o filósofo chinês Mêncio (372-289 a.C): “Se reconheces que algo é injusto, tenta pôr fim à injustiça o mais rápido possível: para que esperar o próximo ano?”.


Melhor fechar as portas
Mais um roubo na GAZIN. Deve ser a enésima vez que a empresa é vítimas de assaltantes. Eu pergunto: por mais boa vontade que se tenha, há como elogiar o sistema de segurança do Acre? Não será demais se a GAZIN fechasse suas lojas e fosse embora do Acre, ganharia mais.


Rio branco é um ovo
Rio Branco é uma cidade pequena para não ter um mapeamento dos bandidos e seus receptadores. Se alguém rouba, furta, é porque tem alguém que compra. E não se descobre? Passou da hora do Tião Viana sentar com as forças de segurança e exigir providência urgente.


Não resolveu?
Quando houve aquela queima de ônibus e onda de assaltos a polícia não resolveu a questão e prendeu os seus líderes, numa ação exemplar? Por que não faz o mesmo no atual momento?.


Como é que pode dar certo, com esta patifaria?
Como é um país pode dar certo com todo dia surgindo um novo partido político para servir de balcão de negócios e encher os bolsos dos seus donos na campanha? O ex-presidente francês Charles de Gaulle foi feliz quando disse não ser o Brasil um país sério. É uma pouca vergonha.


Virou moda
A moda agora no Brasil é fundar um partido para chamar de meu e fazer negociatas nas eleições. Com uma cláusula de barreira acabaria a farra. Enquanto seu lobo não vem vamos continuar assistindo esta carroça cheia de dirigentes de partidos nanicos apoiando quem der mais.


Como pode ter credibilidade?
Estava vendo ontem uma pesquisa sobre a imagem dos políticos onde aparece em último lugar em credibilidade pelos pesquisados. Uma Câmara Federal e um Senado que mantiveram a patifaria das coligações proporcionais para assegurar privilégios, tem moral de protestar?.


O lula também já era
Como certeza boa parte da multidão que gritou pelo Brasil o “Fora, Lula!”, por certo deve ter votado nele. O que significa que o PT perdeu seu ícone, que é hoje tão mal visto como a Dilma. Fora os áulicos de alguns movimentos sociais, o Lula não tem mais ninguém, é uma jararaca sem dente. As pesquisas estão mostrando que se for candidato à presidência perderá. Acabou.


Nenhum partido é mais oportunista
Perguntaram-me o que achava da posição do PMDB de dar 30 dias de prazo ao governo Dilma para definir se fica no partido. Minha resposta foi curta: querem saber quem assume se o governo cair para declararem lealdade ou querem mais ministérios. O PMDB é oportunista. Depois da morte de Ulisses Guimarães o PMDB perdeu a sua aura de ser um partido de luta e de vanguarda. Se há um partido que não pode abrir a boca para atacar a Dilma, o Lula e o PT é


o PMDB, porque é co-autor em todas as mazelas do país, por ser o principal avalista do atual governo federal. Dormiu no camarote até agora, e quando o navio afunda quer culpar o comandante?


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.