Categories: Destaque 5 Notícias

Médico não aparece e idosa espera avaliação por mais de 8 horas no Pronto Socorro

Por
João Renato Jácome

Uma idosa de 70 anos esperou mais de oito horas para ser avaliada por um especialista, no Pronto Socorro de Rio Branco (AC). Inicialmente com suspeita de aneurisma, a mulher teria um edema do tamanho de uma laranja. Ela chegou ao hospital às 20 horas, sendo transferida de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas precisou esperar até às 9 horas do outro dia, para ser avaliada por um cirurgião vascular.


Para os familiares da mulher, a demora pode ter agravado o quadro clínico, que já não era dos melhores. “A gente ficou muito preocupado com a situação da minha avó. Desde que chegamos aqui, estávamos esperado. Hoje pela manhã, somente, foi que o médico apareceu e avaliou ela. Minha tia disse que a espera foi de ontem até hoje mesmo. Isso é uma vergonha”, desabafa a neta da idosa, a jovem Karina Emanuely Romano, de 21 anos.


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) confirmou o caso, mas descartou demora no atendimento, alegando que a paciente foi prontamente recebida pela equipe do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e que, durante o tempo em que esperou a análise do especialista, estava sendo acompanhada de perto pelos profissionais do setor de Emergência do hospital, e que os profissionais são capacitados pela os atendimento.


“O que nos passaram foi que eles estavam esperando um especialista. Mas essa informação só chegou a uma da manhã. Era uma emergência. Se forem ficar esperando o médico, isso é um risco. Foi muito complicado a gente receber essa notícia de que não tem um médico. Meu tio ficou revoltado e por isso e resolveu denunciar na imprensa, porque isso acontece com todo mundo”, diz a neta da idosa.


Segundo a moça, antes de se escolher trabalha na área de saúde, é necessário ter “empatia”, e “tratar bem as pessoas”. Ela diz que é necessário ainda que os servidores do Huerb sejam mais “educados com os pacientes e deem a eles as informações corretas”, deixando de lado a forma “chula” [grosseira] de tratar os usuários do maior pronto atendimento da capital acreana.


Nesta terça-feira, 15, a idosa já havia sido transferida para o Hospital das Clínicas (HC), onde deve passar por uma cirurgia no estômago.


 


Share
Por
João Renato Jácome

Últimas Notícias

  • Destaque Entretenimento

Suposta nova casa de Juh Vellegas “adquirida“ após divórcio é alugada; entenda o caso

A defesa da influenciadora acreana Juliana Vellegas expôs no processo movido contra o médico Marcos…

25/11/2024
  • Valterlucio B. Campelo

E agora?

Morreu o Flaviano Melo, talvez o mais importante político acreano de seu tempo, homem de…

25/11/2024
  • Cotidiano

Sine inicia semana oferecendo 94 vagas de emprego nesta segunda no Acre

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 94 vagas de emprego nesta…

25/11/2024
  • Cotidiano

Segunda-feira será quente, com sol, nuvens e chuvas pontuais no Acre

O tempo será quente, com sol, nuvens e chuvas pontuais predominando no Acre, segundo previsão…

25/11/2024
  • Extra Total

Acre registrou 1.473 partos prematuros em 2024

A campanha do Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema…

25/11/2024
  • Destaque 1

Moradores expulsos de área no bairro São Francisco acampam na entrada da Assembleia

Pelo menos dez famílias que foram retiradas de uma área de do bairro São Francisco,…

25/11/2024