Menu

Chapa só com PT coloca em risco a reeleição de Marcus, diz Jenilson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A briga entre o PT e PCdoB continua pela vaga do vice. Até o comedido deputado Jenilson Lopes (PCdoB) resolveu se manifestar sobre a escolha do nome que comporá como vice a chapa do prefeito Marcus Alexandre (PT), na disputa da reeleição pela prefeitura de Rio Branco. Considera que uma chapa “puro-sangue”, só com petistas, seria “colocar em risco” a vitória do atual prefeito. Na sua avaliação, Jenilson cita o péssimo momento popular do PT, com a possibilidade de agravamento da crise pela qual passa o partido, como fatores que pesam negativamente ter candidatos petistas a prefeito e a vice. Para o comunista, é justo que seja preservado o espaço do seu partido de vice-prefeito, hoje ocupado pelo professor Márcio Batista (PCdoB). A posição do parlamentar é idêntica a um dos mais importantes dirigentes do PCdoB, o experiente ex-deputado Edvaldo Magalhães, que defende a vaga com faca no dente.


Unidade quebrada
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) aproveitou para protestar contra a direção do PT, por lançar a candidatura à prefeita de Assis Brasil, da médica Maria do Sandoval. Para o deputado isso significa a quebra da união da FPA, porque o PCdoB terá candidatura própria a prefeito.


Comunistas levam rabo-de-arraia
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) mostra revolta com o desfecho de Assis Brasil. E explica: “há mais de um ano trabalhamos a candidatura de Jesus Pilique (PCdoB) a prefeito. Não há a menor possibilidade de retirar seu nome. O PT atropelou. A FPA terá então dois candidatos no município”.


Quem ocupa cargo público tem que se explicar
O secretário de Saúde, Gemil Junior, tem que buscar uma maior agilidade no tocante às relações com a imprensa, para dar a versão oficial imediata das muitas queixas que pipocam diariamente com acusações de má atendimento nas unidades de Saúde.


Ganhou o que pediu
O contador Tadeu Hassem anda espumando de raiva com o primo e prefeito André Hassem. Revela que foi chamado para arrumar as contas da prefeitura e depois de arrumar levou uma bicuda no traseiro. O Tadeu parece que não aprendeu as lições de relações antigas.


Trator sem motor
O senador Gladson Cameli (PP) precisa entrar em uma academia de musculação para ter forças de empurrar o trator sem motor que é o candidato a prefeito de Senador Guiomard do seu partido. Todas as pesquisas às quais tive acesso mostram Jorge Catalan (PP) na rabeira.


Precisa se posicionar
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre precisa se posicionar e tornar pública a sua decisão sobre o pedido de afastamento do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, condenado em primeira instância na comarca do município. A demora passa uma imagem de impunidade.


Enganados com a cor da chita
Os vereadores da base do prefeito Marcus Alexandre ainda pensam que estão na chamada “onda vermelha”, época em que os aliados do PT elegiam até poste. A “onda” secou. Este projeto sobre os estacionamentos vai causar desempregos, numa época de recessão.


Não geraram opções
Nem a prefeitura de Rio Branco e nem o Governo geraram ações que ajudassem a iniciativa privada a fomentar empregos. Milhares de jovens estão de cara para o ar, e muitos entrando para o comércio da droga. E ainda aparece um projeto eleitoreiro para gerar desemprego?


Vai continuar sangrando
A presidente Dilma disse que não renuncia. É um direito dela, já que foi eleita pelo voto. Só que com ela no poder o Brasil não vai sair da recessão, por lhe faltar a credibilidade do mercado e não ter base política sólida. A Dilma vai continuar sangrando junto com o Brasil.


Projeto político
O PT tem um projeto político de eleger uma bancada de cinco vereadores em Rio Branco. A coisa funciona assim: serão selecionados os nomes mais fortes e estes terão o apoio de secretarias municipais e estaduais. E o aliado que estiver no caminho será atropelado.


Atinge políticos no acre
A coluna recebeu informações de que a delação do senador Delcídio do Amaral (PT), que não foi revelada no todo, atingirá políticos do Acre. São informações que chegaram à coluna. Resta saber se elas virão acopladas de provas, para a delação não virar uma peça rancorosa e vazia.


Versões mirabolantes
As versões que tenho ouvido sobre esta deleção do senador Delcídio Amaral (PT), em relação ao Acre, são as mais mirabolantes possíveis. Para saber se é verdade ou boato eleitoral só resta aguardar o depoimento completo do delator petista, para se tecer um comentário.


Observação de um petista
Uma figura do PT fez ontem uma observação: “não são só os ocupantes de cargos de confiança do governo que não dão muito bola para os atos oficiais. Raros são os deputados da base do governo que se fazem presentes”. É muito diferente, o governo é que precisa deles.


Manda quem tem mandato
É zero a possibilidade do PMDB conseguir tirar a candidatura do Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul. E por um princípio político simples: além de ser o presidente regional do PSDB, Werles Rocha é deputado federal, e jamais será contrariado neste ponto.


Mandato participativo
O deputado federal Léo de Brito (PT) não tem pautado sua ação parlamentar às sessões da Câmara Federal. Tem usado a força do mandato para buscar benefícios às comunidades distantes, como o Jordão, para onde conseguiu a instalação de um terminal eletrônico da CEF.


Medidas de muito valia
É uma ação que pode parecer pequena, mas é de fundamental importância para um município isolado e pobre como o Jordão, ter a presença da Caixa Econômica Federal para efetuar transações bancárias e ter acesso à linha de crédito do banco. O Léo de Brito acertou.


Ganha a eleição dentro diretório
A informação que a coluna tem é a de que não será fácil chutar o ex-prefeito Zé Maria (PT), em Porto Acre. Se for para o voto tem a maioria do diretório municipal do PT apoiando sua candidatura a prefeito. É um fato complicador para a cúpula petista tirar seu nome do jogo.


Foto-piada
Circula nas redes sociais uma foto da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pedindo ao vice-presidente Michel Temmer (PMDB) que o partido rompa com o governo Dilma. A imagem, no máximo pode ser classificada como uma foto-piada. Aliás, o PMDB nacional já é uma piada.


Mal para o almoço de cada dia
Não esperem a periferia vir para a manifestação de hoje contra a Dilma, em Rio Branco, por um motivo bem simples: os moradores, a maioria desempregados, mal têm dinheiro para montar um almoço básico. Portanto, não meçam a revolta da população pelo tamanho do ato.


Campanha continua
A coluna tem informações que o senador Sérgio Petecão (PSD) continua trabalhando no projeto para ter na eleição municipal da Capital uma chapa formada por Márcio Bittar (PSDB) para prefeito e Tião Bocalon (DEM) como vice, que seria a chapa mais forte da oposição.


Aguardando o quadro nacional
Márcio Bittar (PSDB) tem feito reiteradas declarações que seu projeto político é para 2018, mas aliados do senador Sérgio Petecão (PSD) acreditam que com a piora do quadro político do PT, acabará aceitando, porque disputaria a PMRB na pior fase do petismo no Acre.


Aprendi a não duvidar
Em política a experiência me ensinou a não duvidar de nada. Se amanhã, o Márcio Bittar (PSDB) aparecer por Rio Branco dizendo ser candidato à PMRB, não vou se admirar.


Uma avaliação de bastidores
A notícia de bastidores é que deu uma murchada na possibilidade do deputado Daniel Zen (PT) vir a ser o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, na disputa da reeleição. Nem o próprio crê muito na possibilidade. Uma coisa ninguém tira: Zen é uma das boas revelações do PT.


Comprador da “Boi Cagão”
O senador Sérgio Petecão (PSD) lançou como candidato a prefeito de Acrelândia, o “Olavinho Boiadeiro”, que pela alcunha no mínimo deve ser comprador de gado da Fazenda “Boi Cagão”.


Falta de segurança
O Dr. Raiz anda reclamando da falta de segurança no mercado antigo, onde se concentram vários comércios. A reclamação justa não é só sua, mas de todos com negócios na área.


Não conheço ninguém
Aliás, não conheço ninguém na cidade que se sinta seguro, com os bandidos dando as cartas.


Valeu a insistência
A presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, foi alvo de uma campanha de enxovalhamento e desgaste vindo dos defensores do governo. Pois bem, não fosse sua intransigência em não recuar da luta, os professores não teriam fechado um acordo com aumento salarial.


Farsa política: será candidato
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, montou uma farsa infantil com os que estão mais próximos para espalharem que, não será candidato à reeleição. A estratégia é evitar pedidos dos eleitores e só lançar a sua candidatura, próximo da eleição. O mal do André é pensar que todo mundo é trouxa e ainda acredita na sua conversa mole e bem aprumada. Sua meta é se reeleger prefeito e depois deputado estadual. O problema do André é que cultuou uma imagem política tão negativa que, ninguém consegue acreditar mais no que ele fala. A imagem é compartilhada com dirigentes políticos da oposição e da base do governo, com a qual já flertou.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.