Menu

Pesquisar
Close this search box.

Poesia realista e experiências jornalísticas marcam início de Prêmio de Jornalismo do MPAC

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ator e escritor Eduardo Tornaghi e o jornalista da TV Record Ogg Ibrahim estiveram, nesta sexta-feira, 11, no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em Rio Branco, em uma palestra e em uma roda de conversa, respectivamente, com servidores da insituição, jornalistas, estudantes, autoridades do poder público e sociedade em geral. O encontro faz parte da programação do 6º Prêmio de Jornalismo do MPAC, que será realizado neste sábado, 12, no Afa Jardim.


????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

“A poesia é uma leitura do mundo além das aparências. Não é apenas flores ou um relato da sobrancellha da amada; é também uma leitura da justiça, da relaçao entre os homens, da realidade”. A explicação foi dada por Tornaghi durante sua apresentação. Na ocasião, ele fez uma conexão entre seu livro ‘Matéria de Rascunho – Ensaio de Poeta’ com a atuação do Ministério Público e o Jornalismo.

Anúncios


“Falar sobre minha poesia é uma coisa. AgorDSC_4295a, essa conexão com responsabilidade do que é o MP, defensor da sociedade, com o jornalismo, que é um outro baluarte de como a sociedade se organiza é um desafio para mim”, diz.


O MP, o cidadão e o jornalismo


????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Em seu livro, Tornaghi trata de todos tipos de poema, de soneto a verso livre; de cômica a filosófica e metafísica. “O que dá unidade poética ao livro é que ele reflete minha vida”.


O escritor defende a tese de que é de fundamental importância que o povo descubra e aprenda o que significa o Ministério Público, que uma ferramenta que deve ser usada pela população, suas atribuiçoes e limites e o que tem em mãos para construir sua cidadania.


“Esta conexão entre o serviço que o MP faz e a populaçao, que se informa através do jornalismo é uma questao crucial. Uma das coisas boas que aconteceu nesse país depois da redemocratização foi a independencia do Ministério Público. Quanto mais as pessoas compreeenderem o MP e como funciona, mas forte será nossa demmocracia”, explica.


Esperança de mudanças para o país


O jornalistat Ogg Ibrahim,em sua conversa com o público, ministrou uma palestra motivacional sobre como realizar seus objetivos. “Eu tinha preparado uma palestra abordando o tema desse ano do Prêmio de Jornalismo, que e ‘Transformando cidadania em notícia’, mas preferi falar sobre minhas experiências e o que me trouxe aonde estou hoje. Acredito que a vida não fica mais fácil.; é a gente que melhora a vida”, diz.


Segundo ele, o Ministério Público brasileiro vem desempenhando um dos mais importantes papéis que já vimos dentro da Justiça Brasileira. “O MP se tornou um orgão que uma esperança de mudanças para o país no trabalho de barrar a corrupçao. Não vejo missão mais importante que essa, nem trabaho mais importante do que este realizado pelo Ministério Público, com idependência, isenção e com resultados.


Servidores recebem palestra sobre ‘Educação Financeira’


Na quinta-feira, 10, o superintendente do Banco do Brasil, Antônio Carlos Soares, discorreu sobre ‘Educação financeira’ aos servidores do MPAC. Segundo ele, não basta apenas aprendermos a economizar, cortar gastos, poupar e, com isso, acumular dinheiro.


“Precisamos buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, obter uma garantia para eventuais imprevistos”, argumenta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido