Menu

Jéssica Sales garante recurso para primeira indústria de extração de óleo de Citronela do Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

CITRONELA_01


A primeira indústria de extração de óleo de Citronela do Acre será instalada no município de Cruzeiro do Sul. O projeto pelo prefeito Vagner Sales (PMDB) e recebeu cerca de R$ 500 mil de recursos de emendas extraorçamentárias da deputada federal Jéssica Sales (PMDB) para a compra de equipamentos de extração de óleo da planta, que possui em sua composição, ação eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, além do valor elevado no mercado de cosméticos e aromaterapia.

Publicidade

Segundo Jéssica Sales, a instalação da indústria contribui com a busca de novas alternativas para a exploração agroindustrial dos recursos vegetais de valor comercial no Vale do Juruá. “Precisamos buscar novas alternativas de atividade produtiva para a agricultura familiar no nosso Estado, promovendo indicativas de cultivo que também agreguem valor para a renda dos pequenos produtores, com o processamento primário acontecendo no próprio município. Os produtores vão cultivar a planta e comercializar o óleo”, enfatiza.


A parlamentar informa que os recursos de sua emenda extraorçamentária deverá contemplar a instalação da indústria de destilação para óleos essenciais, com capacidade de produção entre 4 a 5 toneladas por extração. Jéssica Sales destaca que o novo empreendimento também vai contribuir para amenizar o quadro epidêmico dos caso de dengue no Estado e em outras regiões do país. Ela acredita que na atual situação que o Brasil atravessa com a infestação Aedes Aegypti, é necessário intensificar a busca de medidas eficazes contra o mosquito.


CITRONELA_04
“Não adianta mais buscar culpados. Agora, temos que encontrar soluções. Estou fazendo minha parte, destinando recursos para viabilizar a execução desse grande projeto desenvolvido em Cruzeiro do Sul, que vai em breve alavancar tanto a renda dos produtores rurais quanto a economia local, que poderá vender o extrato da citronela para grandes fábricas de produtos derivados, além de contribuir com as ações de combate à dengue, Chikungunya e Zika vírus desenvolvidas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul”, ressalta a deputada.


Um projeto piloto agroindustrial de extração de óleo da Citronela que é referência no Estado do Acre, já vinha sendo desenvolvido pela prefeitura. O Agricultor há 35 anos, Francisco de Souza, da comunidade Badejo, cultiva a Citronela e acredita no investimento. “A gente usa a citronela como repelente e graças a Deus há muito tempo ninguém tem malária ou dengue. Plantei mais de um hectare de citronela e estou muito feliz. Espero agora que a gente possa cada vez mais levar a adiante o projeto que vai melhorar a nossa renda também”.


CITRONELA_05
A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (UFAC). De acordo com o estudante e pesquisador, Alceu Borges, um grupo de profissionais da instituição, há dois anos faz estudos químicos de óleos essenciais e testes com vetores endêmicos no Acre e agora se concentra em testes entomológicos do mosquito em relação à substância extraída da Citronela. O objetivo é determinar o índice de repelência e mortificidade em diferentes concentrações do óleo sobre larvas e mosquitos adultos que transmitem as graves doenças.


“A planta é parecida com o capim-santo, mas com o diferencial que de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar insetos bem longe do ser humano e do lado de fora dos ambientes. Isso é decorrente de sua composição química. O óleo essencial possui uma série de constituintes, incluindo os majoritários, entre eles citronelal, citronelol, geraniol, limoneno, cifral, neral, entre outros agentes que afugentam moscas e mosquitos. Quanto ao cheiro, é semelhante a do eucalipto e tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante”, enfatizou Borges.


CITRONELA_03
O pesquisador destaca ainda que a planta oferece um grande potencial no inúmeros produtos feitos à base de Citronela, com grande absorção no mercado, como desinfetantes, loções, sprays, velas e incenços. A prefeitura de Cruzeiro do Sul tem intensificado esforços para viabilizar condições para execução e implantação da indústria de extração de óleo de Citronela. A previsão do prefeito Vagner Sales é que ainda no segundo semestre deste ano, a unidade esteja pronta para entrar em funcionamento e receber a produção do município.


“Graças a Deus e o trabalho intenso que fizemos em Cruzeiro do Sul, conseguimos controlar a Dengue. Em 2016, já reduzimos em 94% números de notificações em nossa cidade comparado ao ano anterior. Não temos registros de Chikungunya e Zika vírus, mas infelizmente sabemos que muitas cidades brasileiras ainda sofrem com a epidemia. Por isso, estamos sempre em alerta, trabalhando a prevenção e combate. Agradeço o empenho da deputada Jessica Sales, em destinar este recurso, que será muito útil para levarmos adiante nosso projeto de extração de óleos, especialmente o da Citronela, que é um componente importante na prevenção destas doenças”, finaliza Sales.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido