Menu

Nanicos nem cogitam vice ser do PCdoB nas eleições de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jonas Lima: “só discuto dentro do PT”.
O deputado Jonas Lima (PT) não volta atrás sobre o apoio ao ex-prefeito Zé Maria (PT) como candidato a prefeito de Porto Acre. “A minha posição para o grupo que defende a retirada da candidatura do Zé é que não aceito discutir o assunto entre quatro paredes. Só aceito debater o assunto no diretório municipal do PT de Porto Acre”, pontuou ontem à coluna. Jonas disse que o grupo é formado por quatro partidos e que a candidatura não nasceu agora. “Eu percorri todos os ramais do município com o Zé Maria é vi a sua boa aceitação. Por que tirar seu nome?”. Foi a colocação que fez. Jonas ainda garante não haver impeditivo jurídico contra seu candidato. “Isso é história, ele é ficha-limpa para disputar a eleição”, enfatizou. Em Porto Acre é PT versus PT.


Confronto inevitável
A posição do deputado Jonas Lima (PT) é a mesma do deputado federal Sibá Machado (PT). Mas não é a mesma do grupo do governador Tião Viana, que garantiu ao ex-deputado Bené Damasceno (PROS) que, ele seria o único candidato da FPA. O confronto dos grupos é inevitável.


Bené será o padeirinho amanhã
Esta disputa me lembra o que aconteceu com o ex-prefeito do Bujari, Padeiro (PSB). O PT prometeu ao Padeiro que ele seria o único candidato da FPA. Largou até o PMDB. Na última hora o PT lançou o Tonheiro (PT) para prefeito e deixou o Padeiro fazendo pão sem trigo e acabou sendo derrotado.


Não é bem isso
Ontem, perguntei a exatos cinco dirigentes de partidos nanicos sobre a questão do vice do Marcus Alexandre. E de todos ouvi rejeição unânime que seja do PCdoB. Três defenderam que não seja do PT e nem do PCdoB e os outros dois que não vêm nada contra ser do PT.


Caminho sem obstáculo
Saindo Zé Maria (PT) e Bené Damasceno (PROS) como candidatos a prefeito pela FPA, o candidato Daniel Nogueira (PP) pode mandar fazer o terno da posse porque será favorito.


Para reflexão política
Ontem, num papo descontraído com dois parlamentares da FPA veio para o meio da conversa o governo Tião Viana. Entre as muitas considerações, pincei uma que achei muito pertinente: “o Tião se cercou de assessores que só dizem o que ele quer ouvir. E isso é muito ruim”.


Merece nova chance
A vereadora Lene Petecão (PSD) já pegou o mandato pela metade. Assumiu na vaga da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Tem sido boa vereadora. Merece nova chance.


Maldade política
Volto a insistir que, o que estão fazendo com o deputado Josa da Farmácia (PTN) é uma maldade política que não se faz com um aliado, deveriam logo lhe dizer que não será candidato ou se vão voltar atrás na escolha do Rômulo Grandidier (PSB). É muito masoquismo.


“Não é impossível, mas é difícil”
A frase acima eu ouvi ontem de uma pessoa que transita bem junto ao prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, sobre a possibilidade de fazer o seu sucessor. Deu duas boas justificativas: “a transferência do voto é difícil e o seu candidato não tem raiz no município”.


Obrigado pelo favor, Zilio!
Encontrei ontem a educada secretária de Comunicação, Andréia Zilio, que me informou da vinda do ex-ministro do Lula e da Dilma, Gilberto Carvalho, para uma palestra na Capital. Sem querer, me prestou um favor: passarei a dez quilômetros de distância do local do evento.


A inteligência cabe em tudo
Na política tem que ser inteligente quando se quer atingir um adversário. Não pode ser com fato fictício. O senador Gladson Cameli (PP) não foi indiciado e nem é réu na “Lava-Jato”, como assessores do PT inundaram as redes sociais. O STF apenas autorizou que seja investigado.


Não aprenderam?
Não aprenderam na campanha passada com aquele programa de achincalhe no horário eleitoral contra o Gladson Cameli (PP), que contribuiu para a sua eleição ao Senado?.


Depois do prazo de filiação
Parlamentar petista de influência acha que a questão da escolha do nome do vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre somente deve se ocorrer após o prazo final para filiações, dia 2 de Abril.


Interessa mais ao PT
A inclusão de um familiar do deputado Manoel Moraes (PSB) na chapa do candidato a prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), interessa mais aos petistas, por ser forte o grupo do parlamentar. O nome mais provável é da mulher de Moraes, Maria Auxiliadora, e não do filho.


Adversária perigosa
Entre os nomes que estão postos como candidatos a prefeito de Rio Branco pela oposição, o da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) é muito forte e dá para se sentir nas conversas com populares. É também a opinião da cúpula petista ser a peemedebista uma adversária perigosa.


Omitir a verdade não ajuda
O administrador do PS, Pastor Rodson, não deve ter lido na Bíblia a passagem de Mateus: 844, que manda falar a verdade. Houve sim demora no atendimento especializado à moça que procurou o PS com problema ocular, foi mal atendida e perdeu a visão. Outra versão é falsa.


Lavagem de dinheiro
Começa complicar para o presidente Lula. O MP de São Paulo o denunciou ontem por crime de lavagem de dinheiro. Se o Juiz aceitar a Denúncia do MP, Lula passará a ser réu na ação.


Ficará muito difícil
A cada dia fica bem mais improvável que Lula sendo candidato a Presidente da República em 2018 venha ser eleito. Na política todos tem seu o seu ápice e declínio, ninguém escapa deste ciclo. Construir uma imagem política é difícil, desconstruir é bem fácil.


Homenagem às mulheres
A sessão de hoje na Assembléia Legislativa será dedicada a uma homenagem às mulheres. O autor da proposta é o deputado Jenilson Lopes (PCdoB).


Não tem peso político
A candidata Charlene Lima (PV) não tem que travar discussão com o Boim (PT), até porque o petista não tem nenhuma influência no eleitorado de Sena Madureira. É tocar em frente.


Um ponto para o camarada
Ontem, num papo de jornalistas surgiu o nome do ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). O que pincei dos comentários: “como presidente da Assembléia pecou pela arrogância, mas tem a seu favor ser um excelente administrador e cumprir à risca todos os seus acordos políticos”.


Apelo em vão
Cansada de tanto ter suas lojas assaltadas a empresária Zayra Ayache faz um apelo por mais segurança. Igual ao seu problema existe centenas de casos. Infelizmente estamos numa cidade dominada pelos bandidos, que assaltam empresas, casas, sem solução. Sua voz não é solitária.


Apadrinhamento confirmado
O deputado Jonas Lima (PT) confirmou ontem, o que a coluna publicou, que foi o mentor da ida do vereador Antonio Moraes para o PT. Estava no PSB. Mesmo sendo forte a chapa petista, Jonas diz não ter dúvida que Moraes ficará com uma das vagas a serem conquistadas pelo PT.


Quem se esconde desaparece
O ex-deputado Edvaldo Sousa não perderá nada se for o vice do candidato a prefeito de Rio Branco, Eber Machado (PSDC). Se a chapa não vencer seu nome estará no debate. Se ganhar, melhor ainda. Em política, quem se esconde acaba sendo esquecido pelo eleitor.


Cinco bons nomes
Helder Paiva (PSB), Walter Prado (sem partido), Dr. Jferson (PRB), Raimundo Fernandes (PMDB) e Evandro Cordeiro (PSC), estão entre os bons nomes na disputa de vagas na Câmara Municipal de Rio Branco.


Pode ir para casa
O PT nacional quer Lula em um ministério para não ser julgado pelo Juiz Federal Sérgio Moro, seu julgamento seria pelo STF. Seria o fim do governo Dilma se isso ocorrer. Poderia ir para casa. Aliás, pelo governo que vem fazendo já deveria ter ido a muito tempo.


Explicação convincente
A secretária de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, Andréia Oliveira, sobre considerações na coluna acerca de uma confusão na Câmara Municipal de Rio Branco entre vereadores e sindicalistas, mandou explicações convincentes: foi feito um acordo com as empresas e o prefeito Marcus Alexandre de que nenhum cobrador seria demitido sem justa causa. O que aconteceu foi um remanejamento de funções para otimizar o sistema devido á crise econômica. E também com o sentido de incentivar o uso da bilhetagem eletrônica e a diminuição da circulação de dinheiro nos coletivos, até como fator de segurança. E concluiu ressaltando que, Rio Branco foi uma das capitais que teve o menor índice de reajuste da passagem de ônibus. Fica registrada a versão da PMRB.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.