Menu

Frases de Efeito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Narciso Mendes


O impeachment não é a solução, mas não há solução sem impeachment. Frase de Kim Kataguiri.

Publicidade

A frase acima, muitíssima bem bolada, de fácil memorização e bastante impactante, preenche os requisitos para ser inserida no nosso estoque de rol de frases de efeito, sobretudo, para ser utilizado no nosso conturbadíssimo ambiente político, notadamente, enquanto perdurar a luta pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.


À propósito, o autor da referida frase integra o MPL-Movimento Passe Livre, segundo seus organizadores, um momento que tem como objetivo instituir a gratuidade dos milhões de usuários que utilizam os nossos transportes coletivos. Portanto, um movimento que propõe algo absolutamente impraticável. Ainda assim, em suas manifestações, o MPL tem sido capaz de encher as nossas ruas, até mesmo, emprestando o seu prestígio, se é que assim podemos dizer, para engrossar manifestações que nada tem a ver com o seu objetivo, a não ser que as forças políticas que estão luta pelo impeachment tenha assumido o compromisso de estabelecer a referida gratuidade.


Em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, de pronto, confesso: faço parte da maioria dos brasileiros que se encontra muitíssima insatisfeita com o seu governo, entretanto, não me prestarei a participar das manifestações que prega o seu impeachment. Primeiro: em se tratando de um processo de natureza eminentemente, e o impeachment o é, continuo convencido que a disputa pelo poder esteja por trás, e não os superiores interesses do nosso país, no caso, a superação das nossas crises. Segundo: o nosso regime, o presidencialista, confere ao governante um mandato com prazo fixo e determinado, ainda que venha se revelar absolutamente incompetente. Diga-se de passagem, é um regime conivente com governantes incapazes. Aliás, esta é a principal razão que me leva a condená-lo. No regime parlamentarista, aí sim, governo incompetente pode ser afastado do poder em questão de dias, e não raro, em horas, e o mais importante: sem lutas e sem traumas. Terceiro, trocar a presidente Dilma Roussef por qualquer pessoa, apenas pelo fato de ter feito exploração política das nossas crises, ou até mesmo, que tenha contribuído para agravá-las, seria trocar seis por meia dúzia.


Por fim: com ou sem a conclusão do mandato da presidente Dilma Rousseff, ou seja, com ou sem o seu impeachment, quem vier sucedê-la, ainda no curso do processo que o conduzirá ao poder, terá que esclarecer qual a reforma que pretende fazer na nossa previdência social, qual o tratamento que dará aos nossos programas socais, estas entre outras questões que acabou levando o nosso país, economicamente, para a beira do caos. Do contrário, jamais terá autoridade política e nem moral para fazer o ajuste fiscal, duro e doído, sem o qual, nossas crises não serão superadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido