A campanha de combate ao Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus, foi lançada na noite desta segunda-feira, 07, em Tarauacá, no Teatro José Potiguara, pelo prefeito Rodrigo Damasceno, secretários municipais, representantes do Estado e membros da sociedade civil.
Damasceno lembrou que a ação é conjunta e só será possível graças a participação da comunidade, que entendeu a importância do combate ao Aedes aegypti.
“Essa é uma luta travada em todo o Brasil e aqui em Tarauacá já estamos com o plano montado para entrarmos em ação. Vale lembrar que essa é uma campanha que será feita a muitas mãos, por isso, agradecemos todos os parceiros que estarão empenhados na iniciativa. Juntos, iremos vencer essa batalha”, ressaltou o prefeito.
Em Tarauacá ainda não foi confirmado nenhum caso de febre chikungunya e zika. O mutirão de combate ao mosquito está programado para começar nesta quarta-feira, dia 09, no bairro Senador Pompeu, mais conhecido como Praia.
“Precisamos combater os focos do mosquito dentro das nossas casas e, por isso, evolver toda a sociedade é muito importante nesse momento”, disse o tenente Aquiles, do 61° Batalhão de Infantaria e Selva.
Com a chegada do período invernoso o mosquito Aedes aegypti tende a se proliferar, alertou o secretário de Saúde, Carlos Tadeu. Por isso, a comunidade precisa ter ciência dos cuidados que deve adotar.
“A prefeitura tem papel fundamental nesse combate à dengue, mas os moradores também precisam colaborar. A dengue oferece um grande risco para a vida das pessoas, podendo levar, inclusive, à morte”, salientou.
As equipes irão percorrer todos os bairros da cidade, de acordo com uma programação estabelecida pela prefeitura.