Menu

Governo investe R$ 800 mil em reflorestamento e segurança alimentar do povo Puyanawa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O convênio com os Puyanawas está orçado em aproximadamente R$ 800 mil, que serāo investidos no reflorestamento de 30 hectares das aldeias Barão e Ipiranga.

abdee4a4-077a-4614-b7c4-51604ceffd74

Anúncio

O investimento é fruto de um convênio assinado em fevereiro com Associação Agroextrativista Puyanawa Barão e Ipiranga, de Mâncio Lima.

“No tempo dos fazendeiros, muita terra nossa foi degradada, e desde que nós passamos a cuidar já são mais de dois mil hectares com plantio de diversas espécies. Agora, com esse recurso, vamos fortalecer esse trabalho nas aldeias”, explica o presidente da associação, Luiz Puyanawa Puwe.

Além de fortalecer a segurança alimentar das comunidades, o objetivo é implementar o Projeto de Regionalização da Merenda Escolar. “Nós queremos impedir que os alimentos industrializados cheguem às escolas da nossa comunidade”, disse Luiz.

A área escolhida será recuperada com o plantio de frutíferas como açaí, acerola, graviola, maracujá e castanha. “Essa é uma atividade que estava prevista no plano de gestão da comunidade e vai beneficiar mais de 600 indígenas, que, além de trabalharem para conservar a área de floresta, garantem também a recuperação das áreas degradadas, tornando-as produtivas”, ressalta o Assessor Especial dos Povos Indígenas, Zezinho Yube Kaxinawá.

O recurso é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a contrapartida do governo do Estado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.