Menu

Jenilson acha que não pega bem uma chapa petista puro-sangue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Petecão dançou de tamanco na maionese
O senador Sérgio Petecão (PSD) elaborou o plano político ideal. Convenceria a formação da chapa Márcio Bittar (PSDB) para prefeito e Tião Bocalon (DEM) de vice. Para coroar ainda de mais êxito o seu plano, a dupla ganharia a eleição e ele teria toda a estrutura da prefeitura de Rio Branco para apoiar a sua reeleição em 2018. Só que deu tudo errado: Márcio Bittar pulou fora do barco. E assim, Petecão dançou de tamanco na maionese. Restarão só duas alternativas: formar uma aliança com o DEM e apoiar Tião Bocalon ou, como filho pródigo, ir bater na porta do PMDB, entrando como soldado raso na candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) para prefeita. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, foi seu final.


Apostando no bom senso
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) aposta no bom senso do PT para manter o espaço do seu partido. Foi o que me disse ontem. Acha que não pegaria bem uma chapa petista puro-sangue, pelo momento político difícil dos petistas. Defende a permanência de Márcio Batista (PCdoB) na vice. Acha que a solução não pode se arrastar por muito tempo.


Votação na FPA
Uma boa fonte do PT me revelou ontem que será apresentada a proposta mais democrática possível para a escolha do vice: uma votação dentro do chamado “Conselho Político da FPA”. Não é preciso nem ser mediano em matemática, que o PT ganhará do PCdoB de lavada.


Dedução muito simples
E tudo por uma dedução muito simples: todos os dirigentes dos partidos nanicos têm cargos na prefeitura e na estrutura governamental e não jogariam fora para agradar o PCdoB.


Conversa franca
O deputado Jonas Lima (PT) será chamado para uma conversa clara com os coordenadores políticos do PT, para lhe convencer que a candidatura do petista Zé Maria a prefeito de Porto Acre é inviável tanto no campo político como no jurídico.


Ganhou e não levou
Há um exemplo não muito distante. Todo encrencado juridicamente, o ex-prefeito Deda (PROS) se lançou candidato à prefeitura de Rodrigues Alves com base em uma Liminar, ganhou a eleição, a Liminar foi derrubada e ele não assumiu. Assumiu o segundo colocado Burica (PT).


Tratar do seu reduto
Ao invés de ficar gastando energia em redutos onde não tem votos, Jonas Lima deveria estar concentrado na sua base eleitoral, em Mâncio Lima, onde seu irmão Isac Lima é candidato a prefeito e terá uma eleição muito disputada.


Fechado com Vagner Sales
O presidente regional do PDT, Luiz Tchê, me disse ontem que em Cruzeiro do Sul não tem conversa com o candidato a ser lançado pela FPA, seu partido estará na coligação montada pelo prefeito Vagner Sales (PMDB), que tem como candidato Iderley Cordeiro (PMDB).


Um nome limpo
O PT conseguiu em Assis Brasil arrumar uma candidata limpa, que representa o novo, qualificada, para disputar a prefeitura. A médica Maria do Sandoval. Se não conseguir vencer o desgastado prefeito Betinho (PSDB), melhor esquecer a política e se dedicar só à Medicina.


Recebendo com festa
O PDT estará empossando a sua nova direção municipal em Sena Madureira e sendo recebido com festa como aliado da candidatura da publicitária Charlene Lima (PV) a prefeita. Charlene, além de bem nas pesquisas, tem uma chapa forte de candidatos a vereador lhe apoiando.


Acabou com o resto da imagem
A delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT) estilhaçou as imagens da presidente Dilma e a do ex-presidente Lula. E as denúncias são as mais graves das feitas até aqui, porque vêm de um político que até pouco era o líder do governo Dilma no Senado.


Imagem implodida
Nem todos os petistas estão metidos em bandalheira, mas a imagem do PT como um partido sério, acima de qualquer suspeita, que vinha para mudar a história política do Brasil foi implodida, está na lama. E tudo isso ocorrendo às vésperas de uma eleição municipal.


Café da manhã
O PSDB estará hoje oferecendo um café da manhã à imprensa. Seria bom que o deputado federal Werles Rocha (PSDB) saísse do muro e definisse se a candidatura a prefeito do Francineudo Costa (PSDB) é para valer ou fazer firula.


“Pensa que já ganhou”
Perguntei ontem a um aliado do senador Sérgio Petecão (PSD) por qual motivo foram procurar o Márcio Bittar (PSDB) para ser candidato a prefeito. Resposta: “A Sinhasique jogou fora as sandálias da humildade, fala como se já tivesse sido eleita prefeita”. Eleição não se ganha de véspera.


PMDB velho e cansado de guerra
 “O PMDB não se renova, são sempre as mesmas caras mandando, forram desenterrar o João Correia para coordenar a candidatura da Eliane Sinhasique, estou fora”, justificou Etevaldo Santana, o “Bibite”, sobre a sua saída do partido. Irá apoiar o prefeito Marcus Alexandre.


Situação decidida no Juruá
O presidente do PT, Ermício Sena, considera que a chapa da FPA que disputará a prefeitura de Cruzeiro do Sul está praticamente certa com Rômulo Grandidier (PSB) a prefeito, com o PT indicando o vice, a ser escolhido pelo diretório municipal. Janete Ponce e Valdemir Neto estão no páreo.


Foi cantada na coluna
A coluna foi a primeira a dar a notícia que, num conchavo que envolveu o representante do PT no Juruá; Itamar de Sá, e o deputado federal César Messias (PSB), foi montada a operação para detonar a candidatura do deputado Josa da Farmácia (PTN), com argumentos nada políticos.


Foi uma tremenda maldade
O que fizeram com o deputado Josa da Farmácia (PTN) foi de uma maldade sem tamanho. Se não o queriam como candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul não deveriam ter lhe convidado oficialmente. E ainda por cima só veio saber que estava detonado por esta coluna.


Temos um grande parque industrial, né?
Rio Branco abriga um grande Parque Industrial, com centenas de chaminés soltando fumaça e poluindo a cidade, não é isso, vereadores Gabriel Forneck (PT) e Artêmio Costa (sem partido)? Ambos foram autores do projeto criando o “Dia sem Carro”, na Capital.


Sem nenhuma justificativa
Um projeto deste porte se justificaria se Rio Branco fosse uma cidade com ar poluído. As únicas fábricas que temos por aqui é a do desemprego, da violência e a de fazer meninos.


Uma cidade dominada por bandidos
Mais uma casa foi invadida na Capital, a família foi feita refém, levaram todos os pertences e sumiram. Este tipo de assalto, que marca quem sofre, virou uma rotina. Não vai se descobrir quem foi e para quem foi vendido o produto roubado. Este será o desfecho final do caso.


Um nome a caráter
Se o nome Rio Branco fosse trocado para “Bandidolândia” ficaria muito a caráter.


Tudo em família
Em Xapuri, política é sinal de panelinha de famílias. O deputado Antonio Pedro (DEM) lançou o filho candidato a prefeito e para não ficar atrás o deputado Manoel Moraes (PSB) colocará o filho como vice na chapa do Bira Vasconcelos (PT). Tudo na base do meu pirão primeiro.


Forçando a barra
O ex-prefeito Nilson Areal está apoiando a candidatura do Alan Areal (PT) para a prefeitura de Sena Madureira, como forma de não ficar fora do processo. Tudo na base do amadorismo, sem uma chapa de candidatos a vereador. Nilson ainda acha ser o dono do município.


Vão acabar levando um bicudo
Nesta brincadeira amadora na escolha do candidato da FPA para prefeito de Sena Madureira,  terminarão levando uma bicuda da oposição, que já deu duas surras grandes na FPA na última eleição para o governo. A toda hora surge alguém brincando de ser candidato pela FPA.


Só jogando desinfetante
Os presidentes das duas maiores casas legislativas do Brasil estão complicados com a justiça. O presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) virou réu em um dos muitos processos que responde no STF. O presidente do Senado, senador Renam Calheiros (PMDB), está no mesmo caminho. Lula e Dilma foram colocados ontem no olho do furacão com a delação do senador Delcídio Amaral (PT). A classe política apodreceu. Fosse num parlamentarismo estariam todos na rua. Mas vivemos um presidencialismo cruel e centralizador, apoiado no vergonhoso instituto da reeleição. Para passar o país a limpo só uma nova eleição presidencial, para deputado federal e senador e uma Assembléia Constituinte para fazer uma séria Reforma Política. Sem isso o Brasil continuará chafurdando na lama.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.