Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão não será o candidato único da oposição ao Senado

Desagravo ao Tião viana
O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) fez ontem um “desagravo” ao governador Tião Viana, pela decisão da Procuradoria Geral da República de mandar tirar o seu nome da relação dos investigados da Lava-Jato. O repasse financeiro que recebeu veio da direção nacional do PT, foi registrado no TRE-AC, e o Tião não era obrigado a saber da origem, entendeu a PGR. Zen tocou num ponto interessante a divulgação de sua suposta participação foi estampada com destaques nos órgãos nacionais de comunicação, mas a sua inocência ganhou poucas linhas sem destaque. Temos que reconhecer que o Zen tem razão de fazer a crítica, na maioria das vezes se vende na imprensa uma imagem negativa com estardalhaço, mas provada a inocência, não se bisa o destaque. Então, faz muito sentido este “desagravo” do deputado Daniel Zen (PT). É comum isso acontecer na imprensa, não mentiu nem inventou.


O jogo é político
O deputado Jesus Sérgio (PDT) é novo na política e ainda vai aprender como é o jogo. A exoneração do diretor regional do DNIT, Thiago Caetano, não foi por incompetência, mas porque seu cargo é fruto de uma indicação política do PR, que indicou outro nome.


Inocente, nem tanto!
O deputado Jesus Sérgio (PDT) não é assim também tão inocente. Ou acha que os afilhados que tem em cargos do governo foram conseguidos pelos olhos verdes que não tem? Teve direito ás indicações em troca do seu voto nos projetos do governo. E só por isso.


 São fatos diferentes
O que pesará contra o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PP), é que não será mais ele o candidato. Se fosse teria muito mais chance de ganhar. Mas a transferência de votos é difícil. E é por isso que o seu candidato a prefeito aparece sem destaque em todas as pesquisas.


Conversa de derrubar avião
Um político de Sena Madureira comentava ontem na Aleac que, pesa negativamente contra a reeleição do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, ter como seu coordenador político, Jairo Cassiano. “Tem uma conversa de derrubar avião, mas não cumpre o que promete”, citou.


Cumprido fielmente
O prefeito Marcus Alexandre tem cumprido fielmente as suas promessas de campanha referentes às construções de creches e unidades de saúde. O que deve ser ressaltado não é tanto as obras, mas o fato de estar concluindo num grave momento de crise econômica.


Não entro no mérito
A coluna não entra em discussões de fórum íntimo. Não importa quem ficou com quem e seus desfechos. Por isso me mantenho fora deste debate nada edificante em Brasiléia, que envolve uma vereadora e um advogado. Interessa como este fato conjugal refletirá nas pesquisas, já ser ela a candidata a prefeita pelo PT. Que terá influência isso terá, não se sabe até que ponto.


 Começar pelo básico
O novo secretário de Saúde, Gemil Junior, tem que começar pelo básico, conseguindo que os exames laboratoriais sejam feitos em menor tempo. As reclamações são muitas pela demora e isso é um ponto que atravanca ter um atendimento mais rápido dos pacientes.


O problema não é só o cunha
Fala-se na saída do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), como se isso fosse depurar a imagem podre do poder. Mais de uma centena de políticos entre deputados federais e senadores respondem processo na justiça. Poucos podem atirar a primeira pedra em Cunha.


Na mesma situação
O presidente do Senado, Renam Calheiros (PMDB), por exemplo, está na mesma situação jurídica de Eduardo Cunha (PMDB), com várias acusações de ilegalidades. O senador Delcídio Amaral (PT) é outro encalacrado. A questão é que não há nada mais mal visto hoje na sociedade do que a classe política. Salvam-se poucos deste barco que naufraga.


PR não definiu
O presidente do diretório municipal do PR, Carlos Beirute, diz que sua candidatura à PMRB continua posta, mas não é imposição a que se tenha um acordo com outros grupos políticos. Já aconteceram conversas com Marcus Alexandre (PT), Eber Machado (PSDC) e Raimundo Vaz.


Ouço das mais diversas correntes
Antes de publicar uma nota política costumo consultar fontes divergentes. Mas, em relação a Senador Guiomard é comum se ouvir que o vereador Ney do Miltão (PRB) é um nome leve e não entra na disputa como mero figurante, sua chance de polarizar na disputa é grande.


Com fica o bocalon?
Com este jogo de empurra-empurra do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) sobre uma candidatura a prefeito de Rio Branco, o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) tem que definir de imediato se será ou não candidato. Ser vice do Márcio, ao que parece gorou.


Não tem segredo algum
Estava certo para o senador Sérgio Petecão (PSD) indicar sua mulher Marfisa Galvão (PSD) como vice na chapa de Eliane Sinhasique (PMDB). O que lhe fez retroceder é que avaliou que, a vitória de Eliane colocaria o Vagner, também candidato ao Senado, com um pé na Capital.


Pode se acostumar
O senador Sérgio Petecão (PSD) pode começar a se contentar com a idéia de que não será o candidato único da oposição ao Senado em 2018. O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), se eleger Iderley Cordeiro (PMDB) seu sucessor, ele entrará forte no jogo.


Márcio Batista
Os nomes do PCdoB que foram ventilados para vice do Marcus Alexandre (PT) é tudo mero balão de ensaio. O PCdoB vai brigar pela permanência de Márcio Batista no espaço de vice.


Qual é a do Márcio Bittar?
O ex-deputado Márcio Bittar (PSDB) tem que parar com discursos conflitantes e ao sabor do vento sobre a disputa da prefeitura da Capital. A alguns não admite disputar a PMRB. Trancado com o senador Sérgio Petecão (PSD), ele promete rever a posição. Qual é, afinal, a do Márcio?


Sabe de nada, inocente!
O deputado Eber Machado (PSDC) promete um movimento de coleta de assinaturas pedindo a nomeação do ex-deputado Walter Prado (PROS) secretário de Segurança. Nem que consiga de toda a população acreana. O Tião Viana não nomeia o Walter nem para vigia da Segurança.


Não confiável
Walter Prado está na caderneta vermelha do Tião Viana, onde ficam anotados os nomes dos políticos tidos por ele como “não confiáveis”. Por isso, o deputado Eber esqueça esta idéia.


Pressa de fazer politicagem
Esta ponte da BR-364 que está desmoronando é o resultado de fazer a obra de maneira rápida para servir de bandeira na campanha política e conseguir votos para os candidatos petistas. Qualquer leigo sabe que não se constrói uma ponte na curva de rio que desaba. Tende cair.


Descontente com a cúpula petista?
O deputado Jonas Lima (PT) está me prometendo uma entrevista exclusiva após a eleição municipal, fazendo algumas revelações políticas e traçando seu novo caminho. Alguma coisa há. Tanto que, ontem, foi convidado na tribuna da Aleac a se filiar no PDT e PSDB.


Isso é certo
Uma coisa é certa, o deputado Jonas Lima (PT) só se reelegeu graças a um trabalho familiar e o voto evangélico, jamais esteve na lista de prioridades da cúpula petista para se reeleger.


Sonhando acordado
Está nos planos do deputado Gehelen Diniz (PP) que os próprios candidatos a vereador da chapa da Toinha Vieira (PSDB) vão convencê-la a lhe apoiar para prefeito. Se não estivesse sadio diria que, está tendo visões de malária.


Flaviano Melo bagunçou a unidade
Para o deputado federal Werles Rocha (PSDB) ninguém na oposição poderá lhe acusar de quebrar a unidade da oposição em Cruzeiro do Sul. “Ouvi do próprio deputado federal Flaviano Melo (PMDB) que o partido teria candidato a prefeito onde entendesse”, argumenta. E isso vale para todos, diz Rocha.


Está delirando, Bené?
O candidato a prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno (PROS), acha que há um “complô” da imprensa para derrubar sua candidatura. Quem deve ter “complô” contra ele é o eleitor, já que não aparece liderando as pesquisas de opinião pública


Não me admiro de mais nada
Depois de ver uma foto do tradicional militante do PMDB, Bibite, abraçado e hipotecando apoio ao governador Tião Viana, eu não me admiro mais de nada. Nem que, os próximos a posar com o Tião Viana, sejam o Serjão e o Pádua Bruzugu


A dulcinéia do João Correia
O ex-deputado João Correia (PMDB) é o nosso Dom Quixote de La Mancha. Enquanto o personagem central do livro de Cervantes tinha o sonho de encontrar a visionária Dulcinéia, que seria o seu amor ideal, Correia em artigo recém escrito tece elogios à deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e a transforma na prefeita ideal dos seus sonhos políticos. Só falta o João Correia montar num cavalo, e como Dom Quixote, sair lanceando ao vento os adversários políticos da sua musa. João Correia entre a ficção e a realidade há um longo caminho até a abertura das urnas. E as urnas costumam ser cruéis com os sonhadores.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.