Menu

Governo e Sinteac retomam negociações e propostas devem ser melhoradas em conversas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário adjunto de Educação, Alberto Nunes, disse que já iniciou estudos para melhorar a proposta feita pelo governo aos professores e funcionários de escola. Os trabalhadores decidiram, em assembléia geral da categoria, no último dia 25, que não aceitam a suspensão do Prêmio de Valorização por Desempenho Profissional (VDP), também conhecido como décimo-quarto salário, como condição para reajustar aumentar os vencimentos dos trabalhadores.

67c46461-0aa8-41ab-9fa9-c813f8d0a9e2

Anúncio

“Eles (a categoria) querem que seja mantida a VDP, com um intervalo menor das parcelas. Foi decidido que não é vantajoso aguardar três anos para que os percentuais apresentados sejam concretizados”, informou a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento. O encontro com o secretário ocorreu na manhã desta terça-feira.

“Nem tudo é possível, mas o governo está aberto a contra-propostas. Os cálculos estão sendo feitos e, acredito, deveremos encontrar meios para não sacrificar as finanças públicas e avançar um pouco mais nesta negociação”, afirmou Alberto Nunes. Para o secretário, a possibilidade de reajuste em 2016 continua sendo zero.

O que foi deliberado
Os trabalhadores em educação entendem que as negociações podem avançar. A possibilidade de greve não foi pautada pelo Sinteac, que também espera haver um entendimento sem a necessidade de paralisar as aulas. Os professores concordam com o reajuste de 19,48%, mas esperam o encurtamento das parcelas. Na proposta inicial, o governo sugere pagar percentuais iguais em janeiro de 2017, agosto de 2017 e março de 2018. No caso dos funcionários administrativos, que têm piso de R$ 672,00, o Sinteac propõe que esse percentual seja diluído em 2017, com parcelas maiores no início do próximo ano.

A SEE deve concluir a nova proposta até o final desta semana.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.